Metodologias ativas de ensino e o impacto inovador na graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.39997.71-79

Resumo

Os cursos de ensino superior têm sido constantemente estimulados a promover discussões e mudanças nos projetos pedagógicos e curriculares, para a adoção de estratégias de ensino com um perfil crítico e reflexivo. O objetivo desse estudo foi sintetizar o conhecimento sobre o uso e impacto inovador das metodologias ativas de ensino na formação de discentes da graduação. Trata-se de uma Revisão Sistemática (RS) baseada em estudos publicados entre 2008 e 2018, nas bases de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). A amostra final da presente RS foi composta por 05 artigos, abordando que metodologias ativas de ensino são estratégias inovadoras baseada na educação problematizadora, na qual os alunos são estimulados a participar ativamente da construção do conhecimento, de maneira coletiva e integrando saberes de diversas áreas. Tendo o professor o papel de mediador e facilitador desse movimento de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Kamylla Guedes de Sena, Universidade Federal de Goiás

Enfermeira pela Universidade Federal de Goiás, pesquisadora nas áreas de saúde mental e adulto e idoso.

Liliane Guimarães Rabelo, Universidade Federal de Goiás

Administradora graduada pela Faculdade Atenas em Paracatu – Minas Gerais. Especialista em Gestão de Cooperativas de Créditos pela Uniasselvi. Mestranda em Gestão Organizacional pela Universidade Federal de Goiás. Professora no Centro Universitário da Faculdade Atenas em Paracatu – Minas Gerais.

Rogério Dornfeld Escalante, Universidade Federal de Goiás

Bacharel em Ciências da Computação pela UNITRI (Centro Universitário do Triângulo Mineiro). Especialista em Gestão Pública na Universidade Federal de Uberlândia. Servidor Público Municipal do Departamento Municipal de Água e Esgoto da cidade de Uberlândia-Minas Gerais. 

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Publicado

2018-12-09