Tipos de engajamento e circulação de notícias nas redes sociais: A relação da audiência com os temas publicados nas fanpages de jornais regionais brasileiros

Autores

  • Michele Goulart Massuchin Universidade Federal do Maranhão (UFMA)-Brasil
  • Emerson Urizzi Cervi Universidade Federal do Paraná (UFPR)- Brasil

Palavras-chave:

Engajamento, Redes sociais, Jornalismo, Interesse do público

Resumo

O artigo discute as diferentes formas de manifestar interesses por parte dos leitores nas redes sociais a partir das possibilidades de curtir, compartilhar e comentar, do Facebook. Com base em 4.617 posts de três jornais brasileiros de circulação regional no Nordeste, analisa-se o engajamento dos leitores com os diferentes temas postados. O objetivo é verificar se existe alguma associação entre tipo de engajamento e tipo de conteúdo das fanpages. Os resultados mostram diferenças na relação que os leitores criam com os temas, um distanciamento dos interesses entre produtores e audiência, além da predominância de comentários em temas políticos.

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Biografia do Autor

Michele Goulart Massuchin, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)-Brasil

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora adjunta do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)- Brasil

Emerson Urizzi Cervi, Universidade Federal do Paraná (UFPR)- Brasil

Doutor em Ciência Política pelo Iuperj. Professor associado do departamento de Ciência Política, do programa de pós-graduação em Ciência Política (PPGCP) e do programa de pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da  Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Brasil

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Publicado

2019-02-09

Como Citar

Massuchin, M. G., & Cervi, E. U. (2019). Tipos de engajamento e circulação de notícias nas redes sociais: A relação da audiência com os temas publicados nas fanpages de jornais regionais brasileiros. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 20(3), 193–214. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/10782

Edição

Seção

INVESTIGAÇÃO