O paradigma tecnológico das TICs: para uma reconstrução não determinista da dimensão técnica no capitalismo contemporâneo
Palavras-chave:
Paradigma tecnológico, Tecnologias da informação e comunicação, Tecnologia, Capitalismo contemporâneo, Economia política da comunicação.Resumo
O presente artigo visa discutir a conformação e as tendências das tecnologias da informação e da comunicação sob o capitalismo contemporâneo a partir do enquadramento analítico do paradigma tecnológico. O cenário geral das TICs será examinado em um quadro categorial a partir da formulação de Louçã e Freeman (2004), contemplando: (1) tecnologias estruturais; (2) infraestrutura; (3) produto nuclear; (4) ramo condutor; e (5) tecnologias emergentes. Ao apresentar o paradigma tecnológico, o artigo visa recolocar a importância de uma compreensão da especificidade das TICs, mas baseada em uma mirada não determinista e dialéticaParadigma tecnológico; Tecnologias da informação e comunicação; Tecnologia; Capitalismo contemporâneo; Economia política da comunicação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.