A Arte do avesso: a função da denegação econômica no mercado Artístico e as novas formas de recomendação e mediação cultural na internet

Autores

  • Rose Marie Santini Universitat Autònoma de Barcelona

Palavras-chave:

Mediação cultural, Recomendação de bens simbólicos, Sistemas de Recomendação

Resumo

Resumo:  Este  artigo  discute  o  processo  de  “produção  de  valor  simbólico”  de  obras  e artistas através da recomendação. São consideradas as contradições do mercado artístico, instauradas  nos  limites  da  relação  entre  a  “economia”  e  o  público,  para  uma  análise
comparativa  sobre  a  função  social  dos  meios  de  comunicação  tradicionais  e  dos  atuais Sistemas  de Recomendação  na  Internet, que  apontam  para  novas  formas  de  lidar  com  a arte e a cultura.
Palavras-chave:  Mediação  cultural.  Recomendação  de  bens  simbólicos.  Sistemas  de
Recomendação.   
 
Resumen: Este artículo discute el proceso de  “producción de  valor  simbólico” de obras  y artistas a  través de  la  recomendación. Son consideradas  las  contradicciones del mercado artístico,  instauradas en  los  límites de  la  relación entre  la  “economía” y el público, para un análisis comparativo sobre  la  función social desempeñada por  los medios de comunicación tradicionales y por los actuales Sistemas de Recomendación (SR) en Internet, que apuntan para nuevas formas de tratar y comprender el arte y la cultura.
Palabras-clave:  Mediación  cultural.  Recomendación  de  bienes  simbólicos.  Sistemas  de
Recomendación.   
 
Abstract: This article discusses  the process of “production of symbolic value” of works and artists through the recommendation. The contradictions of the artistic market are considered, established in the limits of the relationship between the “economy” and the public, to make a comparative analysis on  the social  function carried out by  the  traditional media and  for  the current Recommender Systems (RS) on the Internet, that points out for new forms of treating and understanding the art and the culture. 
Keywords:  Cultural  mediation.  Recommendation  of  symbolic  goods.  Recommender
Systems. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rose Marie Santini, Universitat Autònoma de Barcelona

Doutora em Ciência da Informação pelo IBICT-UFF. Pesquisadora visitante e pós-doutoranda no Departament
d’Economia  de  l'empresa  i  Centre  d'Estudis  i  de  Recerca  d'Humanitats,  na
Universitat Autònoma de Barcelona – Espanha.

Downloads

Publicado

2011-10-13

Como Citar

Santini, R. M. (2011). A Arte do avesso: a função da denegação econômica no mercado Artístico e as novas formas de recomendação e mediação cultural na internet. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 13(2). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/114