Chamada vol 39: Texto e ensino: proposta de leitura para a educação básica
Dossiê: Texto e ensino: propostas de leitura para a educação básica
Organizadores:
Profa. Dra. Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin (UFC)
Prof. Dr. José Ricardo Carvalho (Profletras/Itabaiana/UFS)
Profa. Dra. Adriana Delmira Mendes Polato (UNESPAR)
Prof. Dr. Denson André Pereira da Silva (Profletras/Itabaiana/UFS)
Ementa: Este número está voltado para pesquisas realizadas no PROFLETRAS com foco na aprendizagem da leitura na sala de aula. A leitura, enquanto atividade de produção de sentido, exige o domínio de capacidades textuais e discursivas que favoreçam a compreensão das realidades vividas no plano histórico, social e individual. Na contemporaneidade, as exigências em relação à leitura são ampliadas e diversificadas, visto que estamos imersos em mundo de representações de diferentes naturezas: política, jornalística, publicitária, artístico-literária, histórica. Esses textos podem trazer questões existenciais, de gênero, étnico-raciais, variações linguísticas e disputas que refletem e refratam visões de mundo em partidas ideológicas. A compreensão textual-discursiva se torna, portanto, uma ferramenta essencial para (des)revelar esses discursos, respondê-los e participar das interações sociais. Sendo assim, as pesquisas no campo dos estudos literários e dos estudos linguísticos em torno do ensino da leitura é de extrema importância na atualidade, visto que cada vez mais se torna necessário uma compreensão dos discursos que circulam e definem nossas vidas. Seguindo, esse caminho, a proposta desse dossiê é a publicação de pesquisas com foco em abordagens de leitura que explorem o trabalho com a linguagem, suporte textuais, temáticas socias, gêneros textuais e discursivos, bem como a organização de discursos de forma reflexiva e crítica. Sendo assim, esse número acolhe trabalhos que apresentem experiências de práticas de ensino e procedimentos didáticos que apontem para a formação do leitor.
Temas relacionados ao Dossiê:
- Estratégias de leitura multimodal na educação básica
- Procedimentos teórico-metodológicos com gêneros de texto ou gênero discursivo
- A leitura da literatura na formação de identidades juvenis
- Abordagens de leitura para tratar questões étnico-raciais
- Ensino de leitura em plataformas e ambientes digitais
- Leitura e referenciação: construindo sentidos no texto
Prazo final para recebimento de artigos: 27/01/2024
Meio de envio: PELA PLATAFORMA DA REVISTA
Previsão de publicação até julho de 2024.