Submissões

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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

Diretrizes para Autores

(Atualizada em 01.12.2023)

Tipos de texto: Artigos acadêmicos

Formatação: Devem ser digitados em espaço 1,5. FONTE: Garamond 12. Citação destacada fonte 10.

Extensão máxima: 15 laudas, incluindo resumo/abstract/resumen e referências.

Extensão mínima: 12 laudas, incluindo resumo/abstract/resumen e referências.

Título: O título em minúsculas - (Maiúscula só para nomes próprios)  deve ser breve, específico e descritivo, com palavras representativas do conteúdo.

Nome do autor: O nome do autor deve vir uma linha abaixo do título à esquerda com uma nota com dados profissionais: e acadêmico: vínculo, grupo de pesquisa, seguido do e-mail, número do orcid. (só aceitamos autores pesquisadores doutores ou pós-graduandos vinculados a programas de pós-graduação da área de Letras, Educação e  afins).

Resumo: Os textos deverão ser acompanhados por resumo em português e inglês  de 5 a 10 linhas valorizando tema, justificativa recorte, objetivo geral e específicos, método, resultados e conclusões do trabalho.

Palavras-chave: Os textos devem conter palavras-chave/keywords  referentes ao seu conteúdo até 5 palavras, separadas por PONTO.

Tradução do título: inglês

Abstract: em inglês

Keywords:  até 5 palavras

Subtítulos: SEM NUMERAÇÃO  alinhado à margem direita em caixa baixa (minúsculas).

Citações: As citações devem ser acompanhadas por uma chamada para o autor, com o ano e o número da página exemplo: (Hall, 2010, p. 25). A referência bibliográfica da fonte da citação virá em lista única ao final do artigo.

Notas: As notas de rodapé devem ser evitadas. Quando necessárias, devem ter a finalidade de: indicações bibliográficas; observações complementares; realizar remissões internas e externas; introduzir uma citação de reforço ou fornecer a tradução de um texto.

Coesão e coerência: Valorizaremos textos bem escritos com uma estrutura textual simples. A coesão e coerência linguísticas são indispensáveis.

Recorte teórico: Atualizar leituras e apresentar criticidade e abordagem original.

Novas normas para volumes 2024

Citações e notas
As citações devem seguir o formato ABNT (NBR 10520, 2023), cujas diretrizes básicas são as seguintes:
As citações de até 3 (três) linhas deverão vir entre aspas na sequência do texto.
As citações de mais de 3 (três) linhas deverão vir em parágrafo à parte, recuado a 4 cm da margem esquerda, em tamanho 10.
Citações em língua estrangeira deverão ser traduzidas, inserindo-se o texto original em rodapé. O autor das traduções deve ser informado após a indicação da página da citação, conforme as orientações da NBR 10520 (2023).

Intervenções (alterações, inclusões) do autor na citação direta devem ser indicadas por colchetes (vide exemplo da alínea c do item 6).
Supressões nas citações diretas devem ser indicadas por reticências entre colchetes: [...].
As expressões idemibidemop. cit. loc. cit. não devem ser usadas.
 Notas de referência: são notas que indicam as fontes das obras citadas ou remetem a outros pontos do próprio texto. Deve-se seguir o sistema autor-data da ABNT (NBR 10520, 2023), cujas orientações básicas são:
a) Citação indireta precedida de menção ao autor: O sobrenome do autor deve vir em caixa alta-baixa seguido do ano entre parênteses (a indicação da página é opcional):
           - Segundo Elia (1979), a Bopp lançou as bases para a identificação do parentesco entre línguas.

b) Citação indireta sem prévia menção ao autor: Sobrenome do autor também em caixa alta-baixa e ano devem vir entre parênteses após a citação. A indicação da página é opcional.
           - Sabe-se hoje que não é possível sustentar a tese de que o latim vulgar tenha sido homogêneo (Elia, 1979, p. 42).

c) Citação direta precedida de menção ao autor: O sobrenome do autor deve vir em caixa alta-baixa seguido do ano e da página entre parênteses:
           - Como lembra Elia (1979, p. 5), “[um] dos mais importantes resultados do método foi a classificação genealógica das línguas, segundo a qual um grupo de línguas é reconduzido ao antepassado comum [...] do qual aquelas são fases ou diferenciações.”

d) Citação direta sem prévia menção ao autor: Sobrenome do autor também em caixa alta-baixa, ano e página devem vir entre parênteses, após a citação:
           - São chamados de superestratos “[as] línguas de povos conquistadores que influenciam a língua de povos conquistados sem contudo absorvê-la”  (Elia, 1979, p. 110).

e) Para citações de fontes com quatro ou mais autores, pode ser citado o primeiro autor seguido da expressão et al., embora na referência constem todos os autores. Qualquer que seja o recurso utilizado, este deve ser uniforme em todas as citações no documento.
           - De acordo com Maciel et al. (2019, p. 163), “a amostra não é representativa das mulheres que praticam atividade física em Brasília-DF, trata-se de uma amostragem feita por conveniência. Na literatura científica são raros estudos voltados para a faixa etária investigada.”
           - De acordo com Maciel, Brum, Del Bianco e Costa (2019, p. 163), “a amostra não é representativa das mulheres que praticam atividade física em Brasília-DF, trata-se de uma amostragem feita por conveniência. Na literatura científica são raros estudos voltados para a faixa etária investigada.”

Notas de rodapé devem ser reservadas a conteúdo explicativo e à versão original de citações traduzidas.

Para todos os demais casos, consultar a NBR 6023 (2018).

Os hiperlinks podem ser mantidos ativos.
Não se devem usar traços para substituir repetições de nomes de autores.
Nas referências, indica-se o título, os acréscimos ao título (número da edição, prefácio, tradução, notações sobre reedição) e local da edição, sempre na língua da publicação que está sendo referenciada.

 

Referências: Fonte Garamond 12, espaçamento 1,0 (simples) e com espaçamento depois do parágrafo de 06pt. O nome Referências, segue em caixa baixa e em negrito. Devem constituir uma lista única ao final do artigo, em ordem alfabética, por sobrenome de autor.

As referências deverão aparecer completas, à exceção das obras de autoria do(s) autor(es) do trabalho (vide item 2 da seção “Autoria e afiliação”), organizadas em ordem alfabética de sobrenome de autor, ao final do texto.


As referências deverão seguir as normas da ABNT (NBR 6023, 2018).

Devem ser completas, conforme o exemplo a seguir:

Título em negrito

Livros: HUTCHEON, Linda. Uma teoria da paródia. Tradução de Teresa Louro Pérez. Lisboa: Edições 70, 1989.

Capítulo de Livro: GENS, Rosa Maria Carvalho. Linhagem de princesas: charme, feitiço e desencanto. In MELO, Marcos Ribeiro et al. (Org.). Identidades e práticas educacionais. São Cristóvão: Editora da UFS, 2009, p. 97-110.

Artigo de revista: BHABHA, Homi. O terceiro espaço. Revista do Instituto do Patrimônio Histórico. Rio de Janeiro. Instituto do Patrimônio Histórico, n. 24. Entrevista concedida a Jonathan Rutherford, p. 35-41, 1996.

Artigo da internet com a mesma estrutura acima acrescido de data de acesso e endereço do site. Ex: Disponível em: . Acesso em 15 dez. 2015.

Monografias, dissertações, teses: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do Autor. Título do trabalho. Orientador: Nome do Orientador. Ano da defesa. Número de folhas. Tipo de trabalho (Titulação) – Faculdade, Instituição, Cidade, ano de publicação.

Importante: O descumprimento de alguns dos requisitos acima poderá acarretar a desclassificação do artigo do processo de seleção. A revisão ortográfica é de responsabilidade do autor.

 

Quadros/tabelas: Título acima do quadro, Fonte: Garamond 11, negrito “Quadro 1”, seguido de dois pontos e o título do quadro sem destaque em negrito.

Ex.: Quadro 1: Descrição das atividades.     

Imagens/figuras: Segue a fonte e tamanho do quadro. No entanto, fica abaixo da imagem seguida da fonte, quando for o caso.

 

 

Texto e ensino: proposta de leitura para a educação básica

Textos inéditos com abordagens teóricos sobre práticas de ensino.

vol 40 Dossiê intitulado “Impacto das ações afirmativas na redução das desigualdades nas populações negras, quilombolas e indígenas na graduação e na pós-graduação”

Só aceitamos artigos dentro da temática proposta.

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