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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

Author Guidelines

(Atualizada em 01.12.2023)

Tipos de texto: Artigos acadêmicos

Formatação: Devem ser digitados em espaço 1,5. FONTE: Garamond 12. Citação destacada fonte 10.

Extensão máxima: 15 laudas, incluindo resumo/abstract/resumen e referências.

Extensão mínima: 12 laudas, incluindo resumo/abstract/resumen e referências.

Título: O título em minúsculas - (Maiúscula só para nomes próprios)  deve ser breve, específico e descritivo, com palavras representativas do conteúdo.

Nome do autor: O nome do autor deve vir uma linha abaixo do título à esquerda com uma nota com dados profissionais: e acadêmico: vínculo, grupo de pesquisa, seguido do e-mail, número do orcid. (só aceitamos autores pesquisadores doutores ou pós-graduandos vinculados a programas de pós-graduação da área de Letras, Educação e  afins).

Resumo: Os textos deverão ser acompanhados por resumo em português e inglês  de 5 a 10 linhas valorizando tema, justificativa recorte, objetivo geral e específicos, método, resultados e conclusões do trabalho.

Palavras-chave: Os textos devem conter palavras-chave/keywords  referentes ao seu conteúdo até 5 palavras, separadas por PONTO.

Tradução do título: inglês

Abstract: em inglês

Keywords:  até 5 palavras

Subtítulos: SEM NUMERAÇÃO  alinhado à margem direita em caixa baixa (minúsculas).

Citações: As citações devem ser acompanhadas por uma chamada para o autor, com o ano e o número da página exemplo: (Hall, 2010, p. 25). A referência bibliográfica da fonte da citação virá em lista única ao final do artigo.

Notas: As notas de rodapé devem ser evitadas. Quando necessárias, devem ter a finalidade de: indicações bibliográficas; observações complementares; realizar remissões internas e externas; introduzir uma citação de reforço ou fornecer a tradução de um texto.

Coesão e coerência: Valorizaremos textos bem escritos com uma estrutura textual simples. A coesão e coerência linguísticas são indispensáveis.

Recorte teórico: Atualizar leituras e apresentar criticidade e abordagem original.

Novas normas para volumes 2024

Citações e notas
As citações devem seguir o formato ABNT (NBR 10520, 2023), cujas diretrizes básicas são as seguintes:
As citações de até 3 (três) linhas deverão vir entre aspas na sequência do texto.
As citações de mais de 3 (três) linhas deverão vir em parágrafo à parte, recuado a 4 cm da margem esquerda, em tamanho 10.
Citações em língua estrangeira deverão ser traduzidas, inserindo-se o texto original em rodapé. O autor das traduções deve ser informado após a indicação da página da citação, conforme as orientações da NBR 10520 (2023).

Intervenções (alterações, inclusões) do autor na citação direta devem ser indicadas por colchetes (vide exemplo da alínea c do item 6).
Supressões nas citações diretas devem ser indicadas por reticências entre colchetes: [...].
As expressões idemibidemop. cit. loc. cit. não devem ser usadas.
 Notas de referência: são notas que indicam as fontes das obras citadas ou remetem a outros pontos do próprio texto. Deve-se seguir o sistema autor-data da ABNT (NBR 10520, 2023), cujas orientações básicas são:
a) Citação indireta precedida de menção ao autor: O sobrenome do autor deve vir em caixa alta-baixa seguido do ano entre parênteses (a indicação da página é opcional):
           - Segundo Elia (1979), a Bopp lançou as bases para a identificação do parentesco entre línguas.

b) Citação indireta sem prévia menção ao autor: Sobrenome do autor também em caixa alta-baixa e ano devem vir entre parênteses após a citação. A indicação da página é opcional.
           - Sabe-se hoje que não é possível sustentar a tese de que o latim vulgar tenha sido homogêneo (Elia, 1979, p. 42).

c) Citação direta precedida de menção ao autor: O sobrenome do autor deve vir em caixa alta-baixa seguido do ano e da página entre parênteses:
           - Como lembra Elia (1979, p. 5), “[um] dos mais importantes resultados do método foi a classificação genealógica das línguas, segundo a qual um grupo de línguas é reconduzido ao antepassado comum [...] do qual aquelas são fases ou diferenciações.”

d) Citação direta sem prévia menção ao autor: Sobrenome do autor também em caixa alta-baixa, ano e página devem vir entre parênteses, após a citação:
           - São chamados de superestratos “[as] línguas de povos conquistadores que influenciam a língua de povos conquistados sem contudo absorvê-la”  (Elia, 1979, p. 110).

e) Para citações de fontes com quatro ou mais autores, pode ser citado o primeiro autor seguido da expressão et al., embora na referência constem todos os autores. Qualquer que seja o recurso utilizado, este deve ser uniforme em todas as citações no documento.
           - De acordo com Maciel et al. (2019, p. 163), “a amostra não é representativa das mulheres que praticam atividade física em Brasília-DF, trata-se de uma amostragem feita por conveniência. Na literatura científica são raros estudos voltados para a faixa etária investigada.”
           - De acordo com Maciel, Brum, Del Bianco e Costa (2019, p. 163), “a amostra não é representativa das mulheres que praticam atividade física em Brasília-DF, trata-se de uma amostragem feita por conveniência. Na literatura científica são raros estudos voltados para a faixa etária investigada.”

Notas de rodapé devem ser reservadas a conteúdo explicativo e à versão original de citações traduzidas.

Para todos os demais casos, consultar a NBR 6023 (2018).

Os hiperlinks podem ser mantidos ativos.
Não se devem usar traços para substituir repetições de nomes de autores.
Nas referências, indica-se o título, os acréscimos ao título (número da edição, prefácio, tradução, notações sobre reedição) e local da edição, sempre na língua da publicação que está sendo referenciada.

 

Referências: Fonte Garamond 12, espaçamento 1,0 (simples) e com espaçamento depois do parágrafo de 06pt. O nome Referências, segue em caixa baixa e em negrito. Devem constituir uma lista única ao final do artigo, em ordem alfabética, por sobrenome de autor.

As referências deverão aparecer completas, à exceção das obras de autoria do(s) autor(es) do trabalho (vide item 2 da seção “Autoria e afiliação”), organizadas em ordem alfabética de sobrenome de autor, ao final do texto.


As referências deverão seguir as normas da ABNT (NBR 6023, 2018).

Devem ser completas, conforme o exemplo a seguir:

Título em negrito

Livros: HUTCHEON, Linda. Uma teoria da paródia. Tradução de Teresa Louro Pérez. Lisboa: Edições 70, 1989.

Capítulo de Livro: GENS, Rosa Maria Carvalho. Linhagem de princesas: charme, feitiço e desencanto. In MELO, Marcos Ribeiro et al. (Org.). Identidades e práticas educacionais. São Cristóvão: Editora da UFS, 2009, p. 97-110.

Artigo de revista: BHABHA, Homi. O terceiro espaço. Revista do Instituto do Patrimônio Histórico. Rio de Janeiro. Instituto do Patrimônio Histórico, n. 24. Entrevista concedida a Jonathan Rutherford, p. 35-41, 1996.

Artigo da internet com a mesma estrutura acima acrescido de data de acesso e endereço do site. Ex: Disponível em: . Acesso em 15 dez. 2015.

Monografias, dissertações, teses: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do Autor. Título do trabalho. Orientador: Nome do Orientador. Ano da defesa. Número de folhas. Tipo de trabalho (Titulação) – Faculdade, Instituição, Cidade, ano de publicação.

Importante: O descumprimento de alguns dos requisitos acima poderá acarretar a desclassificação do artigo do processo de seleção. A revisão ortográfica é de responsabilidade do autor.

 

Quadros/tabelas: Título acima do quadro, Fonte: Garamond 11, negrito “Quadro 1”, seguido de dois pontos e o título do quadro sem destaque em negrito.

Ex.: Quadro 1: Descrição das atividades.     

Imagens/figuras: Segue a fonte e tamanho do quadro. No entanto, fica abaixo da imagem seguida da fonte, quando for o caso.

 

 

Texto e ensino: proposta de leitura para a educação básica

Textos inéditos com abordagens teóricos sobre práticas de ensino.

vol 40 Dossiê intitulado “Impacto das ações afirmativas na redução das desigualdades nas populações negras, quilombolas e indígenas na graduação e na pós-graduação”

Só aceitamos artigos dentro da temática proposta.

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