O GEMGe NA FORMAÇÃO DE EPISTEMES DE SUBVERSÃO NO CAMPO EDUCACIONAL

Autores

  • Raimunda Nonata da Silva Machado
  • Simone Cristina Silva Simões

Resumo

A produção científica feminina sobre mulheres, no campo da educação, é uma das políticas e pedagogias do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero (GEMGe), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Este artigo propõe refletir sobre a atuação, deste grupo, como espaço propulsor de produção científica feminina. Faz uso de pesquisa bibliográfica e documental para investigar o que tem sido produzido por mulheres, sobretudo, em Dissertações de Mestrado de integrantes do GEMGe. O estudo evidencia a potência do GEMGe na formação de epistemes de subversão, que contribuem na renovação da historiografia da educação maranhense, tendo em vista a ênfase, deste grupo, na análise de processos decoloniais ao destacar as memórias de práticas educativas e saberes escolares protagonizadas por mulheres professoras, a partir de seus lugares de fala (RIBEIRO, 2017; SPIVAK, 2010).

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Publicado

2020-04-26

Como Citar

NONATA DA SILVA MACHADO, Raimunda; CRISTINA SILVA SIMÕES, Simone. O GEMGe NA FORMAÇÃO DE EPISTEMES DE SUBVERSÃO NO CAMPO EDUCACIONAL. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 30, n. 01, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/13510. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: PROCESSOS DECOLONIAIS EM TERRITÓRIOS INDÍGENAS E AFRODESCENDENTES