INTERFACES ENTRE JUVENTUDE, SEXUALIDADE FEMININA E AUTOCUIDADO NO SERIADO “SEX EDUCATION”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v34n1.p243-256

Palavras-chave:

Sexualidade feminina, Educação sexual, Saúde sexual, Prazer

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar de que modo a sexualidade de adolescentes é produzida e retratada no seriado “Sex Education”, em especial a sexualidade feminina. Tratou-se de um estudo de caso de documento audiovisual. Evidencia-se que a educação sexual nas escolas é comumente configurada a partir da heteronormatividade. Aimee, uma das personagens, é um exemplo de como a legitimidade das mulheres é validada a partir do olhar desejante dos homens e de como essa relação de desigualdade de gênero implica na falta de conhecimento sobre o próprio prazer e os direitos sexuais. O seriado “Sex Education” nos leva a questionar muitos padrões de gênero, sexualidade, raça, etc., mas é necessário ressaltar as diferenças quanto à realidade brasileira.

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Biografia do Autor

Luana Alcantara Fialho, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

Psicóloga pela UnB, especialista em Saúde Mental do Adulto pela FEPECS/ESPCS.

Juliana Vieira Sampaio, Universidade Federal do Ceará - UFC

Psicóloga, Doutora em Psicologia, professora adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2021-10-27

Como Citar

FIALHO, Luana Alcantara; SAMPAIO, Juliana Vieira. INTERFACES ENTRE JUVENTUDE, SEXUALIDADE FEMININA E AUTOCUIDADO NO SERIADO “SEX EDUCATION”. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 34, n. 1, p. 243–256, 2021. DOI: 10.47250/forident.v34n1.p243-256. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/16649. Acesso em: 6 fev. 2025.

Edição

Seção

Sexualidades e estudos queer