MARCAS DO ENCARCERAMENTO NAS FAMÍLIAS DE DETENTOS DE ARACAJU/SE1
Resumo
Este trabalho é parte de uma pesquisa em andamento e tem por objetivo analisar os impactos sócio-educacionais da prisão nos familiares que têm um detento. A investigação de como se dá a transmissão dos saberes familiares, a construção da representação da educação formal dos jovens em idade escolar e as relações sociais estabelecidas na escola são alguns dos aspectos estudados. Partimos do pressuposto de que a detenção por ser estigmatizante, dentro da conceituação teórica de Erving Goffman, modifica a estrutura familiar, altera o ethos cultural, assim como as relações sócio-educacionais das famílias sob uma perspectiva de Bourdieu. Dentre os dados já obtidos através de entrevistas semi- estruturadas, foi possível verificar que o estigma da detenção recai ou é auto-infligido aos familiares menores, prejudicando o processo de aprendizagem escolar, que através dos profissionais da educação ainda tendem a naturalizar e reforçar o processo de exclusão social a que os alunos estigmatizados estão expostos contribuindo dessa forma para a solidificação da identidade desse sujeito sociológico que se encontra em “interação” entre seu eu e a sociedade com a qual se relaciona.Downloads
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Como Citar
SANTOS, Jonaza Glória dos; SOARES, Maria José Nascimento. MARCAS DO ENCARCERAMENTO NAS FAMÍLIAS DE DETENTOS DE ARACAJU/SE1. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/1756. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
DOSSIÊ: IDENTIDADES E PODER