MENINA OU MENINO? GÊNERO NA LITERATURA PARA CRIANÇAS E JOVENS
Resumo
O trabalho examina publicações recentes destinadas a crianças e jovens, centrando preocupações no universo de representação de meninas/meninos. Parte de um levantamento de obras contemporâneas, refletindo sobre a orientação, muitas vezes didática, de condutas futuras, fossilizadas em perfis imóveis de comportamento. Investiga textos que apontam para a construção de subjetividades, a partir de sua montagem discursiva, procurando entrever como valores são desafiados ou reforçados. Comenta, nesse percurso, a polaridade que ainda perpassa as obras, investiga possíveis desestabilizações de papéis marcados do feminino e masculino e tece considerações sobre o caráter das publicações “paradidáticas” ou “extraliterárias”. Utiliza como referencial teórico textos de Bourdieu, Butler, Louro e Showalter para pensar no traçado de identidades de gênero.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
GENS, Rosa. MENINA OU MENINO? GÊNERO NA LITERATURA PARA CRIANÇAS E JOVENS. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/1809. Acesso em: 20 jul. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ: IDENTIDADE E QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO