LITERATURA DE CORDEL: POR QUE E PARA QUE TRABALHAR EM SALA DE AULA

Autores

  • Roberta Monteiro Alves

Resumo

Este artigo pretende instigar o debate sobre o trabalho com Literatura de Cordel nas salas de aula do Ensino Médio, partindo de uma concepção que considera essa manifestação artística popular como uma forma de representação de uma realidade social que precisa ser abordada de forma direta e crítica. Para este momento, ancoramo-nos em teóricos como Bakhtin, Vygotsky, Chiappini, Rojo e outros, que enfatizam, cada um de modo particular, a necessidade de se trabalhar a literatura numa interdependência entre o contexto sócio-histórico e a arte, a fim de despertar o interesse do aluno pela condição social, histórica, política e econômica daqueles que produzem e lêem cordel.

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Como Citar

ALVES, Roberta Monteiro. LITERATURA DE CORDEL: POR QUE E PARA QUE TRABALHAR EM SALA DE AULA. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/1815. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Livre