UMA ANÁLISE DA IDENTIDADE DO SUJEITO-ALUNO A PARTIR DO ENUNCIADO “SER BOM ALUNO”
Resumo
Este estudo centra-se sobre a temática da construção da identidade do sujeito e, portanto, sobre a constituição do sujeito e dos sentidos. É parte dos resultados da orientação à pesquisa “A Constituição da Identidade Discursiva do Aluno”, desenvolvida pelo PIBIC Jr no CEFET-Ba, em 2007/2008. Objetiva analisar como se constitui a identidade do sujeito no discurso escolar, pelo conceito de cenografia de Maingueneau, a partir de entrevistas gravadas com alunos do 1º ano de cada Curso Médio Integrado ao Técnico. O que interessa, nesta reflexão, é explicitar de que maneira o uso da paráfrase e o apagamento de outros sentidos possíveis são constitutivos da identidade do sujeito-aluno e da imagem do aluno, através do deslize de sentidos que se dá entre os enunciados “ser bom aluno” / “não ser bom aluno.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
VASCONCELOS, Edite Luzia de Almeida. UMA ANÁLISE DA IDENTIDADE DO SUJEITO-ALUNO A PARTIR DO ENUNCIADO “SER BOM ALUNO”. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/1819. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Seção Livre