AFRICANIDADES, CORPOREIDADE E IDENTIDADES: POSSIBILIDADES PARA AMPLIAR ESTUDOS SOBRE JUVENTUDES
DOI:
https://doi.org/10.47250/forident.v36n1.p117-132Palavras-chave:
Juventudes negras, Africanidades, Educação Física, Política públicaResumo
No presente artigo, tem-se por objetivo a reflexão sobre as africanidades, com base nas manifestações da cultura corporal, considerando-as texto da cultura para refletir sobre os estudos acerca da ideia de juventudes. Enfatizam-se as africanidades na área da Educação Física e Ciências do Esporte, nos espaços que, semelhantes à escola, igualmente educativos, contribuem para se pensar nas singularidades de ser e se fazer negra/o na maior diáspora da América Latina. Considera-se que juventudes negras se apresentam tanto na condição de sujeitos de direitos quanto de uma categoria de estudo que requer compromisso com toda a produção que acontece nas margens do saber convencional, em que as africanidades expressam sentimentos, comunicam, resistem e reivindicam.
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