AS ESCREVIVÊNCIAS EM MARYSE CONDÉ e JEFFERSON DE E O PACTO DA BRANQUITUDE NA DIÁSPORA NEGRA
DOI:
https://doi.org/10.47250/forident.v35n1.p41-54Palavras-chave:
Necropolítica, Escrevivências, O Pacto da Branquitude, Racismo EstruturalResumo
Este texto é fruto das partilhas do grupo de pesquisa Escrevivências de Mulheres Negras em Diáspora e de práticas cotidianas (des)coloniais. O tema inicial é problematizar as mortes físicas e simbólicas das personagens do romance: Eu, Tituba: bruxa negra de Salem de Maryse Condé e do filme: M-8 Quando a Morte Salva a Vida de Jefferson De. Resgatar as escrevivências de Conceição Evaristo (2009) a partir do prisma das mulheres não brancas e de como essas estratégias são utilizadas como instrumentos de resistência na diáspora negra. Para além da literatura e o cinema, articula-se o pacto da branquitude alcunhado por Cida Bento (2022) para tensionar os acordos “silenciosos” entre os meios de comunicação e a segurança pública como dispositivos de manutenção de poder a partir do imagético individual e coletivo construído por membros da sociedade brasileira que possuem privilégios simbólicos e materiais. Para o estado da arte, estabeleceu-se os diálogos com o(a)s teórico(a)s: Conceição Evaristo (2009), Cida Bento (2022), Silvio Almeida (2018), Achille Mbembe [2011(2006)] e outros como estratégias metodológicas de fissura a essa narrativa eurocêntrica que vem sendo imposta como única “verdade” no imaginário social da sociedade brasileira.
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Referências
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