CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO
Resumo
No Brasil, a ideia de desenvolvimento e progresso esteve sempre atrelada àurbanização. Desde a Colônia, passando pelo Império e República, observa-se que nossas elitesempenharam-se em recriar uma ambiência cultural de acordo com os parâmetros trazidos daEuropa, em detrimento de setores sociais à margem desse processo civilizatório, o que explica aausência e/ou precariedade de agências de letramento naquele Brasil remoto, distanciadoterritorialmente desse projeto de modernidade. Some-se a isso a disseminação de uma visãoestigmatizada do mundo rural, sempre associado ao atraso e à inferioridade em relação àcidade. Dessa maneira, discutiremos neste artigo a afirmação da noção de educação do campoque vem somar significativamente à compreensão de uma educação básica destinada a setoreshistoricamente excluídos do processo de inserção social e que tiveram até o momento apenas aEducação de Jovens e Adultos como única modalidade possível de escolarização.Downloads
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Como Citar
JOSETTI, Celina Cassal. CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/3025. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
DOSSIÊ: QUESTIONANDO CURRÍCULOS, PROVAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LETRAS