O DISCURSO POLÍTICO-EDUCACIONAL DO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar, à luz da Análise do Discurso de linhafrancesa, os discursos político-educacionais subjacentes ao programa de formação continuada,Pró-Letramento, realizado pelo MEC, direcionado aos docentes do ensino básico. Selecionamoscomo corpus sequências discursivas do Guia Geral, do Manual do Tutor de Alfabetização eLinguagem (e/ou Matemática), do Fascículo do Cursista de Alfabetização e Linguagem, além deoutros documentos e leis que expressam a ideologia educacional oficial do Pró-Letramento.Como apoio teórico, utilizamos Pêcheux (1988 e 1990), Brandão (2004), Orlandi (2007, 2010 e2012) Mascia (2003), Carvalho (2012), entre outros, no intuito de compreender como alinguagem é operacionalizada na constituição dos discursos e saberes destinados ao professor.Downloads
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Como Citar
DOS SANTOS, João Ferreira; CARVALHO, Maria Leônia Garcia Costa. O DISCURSO POLÍTICO-EDUCACIONAL DO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/3026. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
DOSSIÊ: QUESTIONANDO CURRÍCULOS, PROVAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LETRAS