DOTAÇÃO E TALENTO: O que as pesquisas no brasil nos revelam?

Autores

  • Isa Regina Santos dos Anjos

Resumo

O objetivo da pesquisa foi identificar, por meio das abordagens teóricometodológicas, perfil epistemológico e as tendências da investigação das dissertações e tesesdefendidas nos programas de pós-graduação no Brasil que estudaram o atendimento parapessoas com altas habilidades/superdotação. Para o presente estudo fizemos uma adaptaçãodo Esquema Paradigmático proposto por Sánchez Gamboa. Assim, foram investigados osseguintes indicadores nas dissertações e teses analisadas: nível metodológico: empírico analítica,
fenomenológico-hermenêutica, crítica-dialética; nível técnico: tipo de pesquisa,técnica de coleta e técnica de tratamento; nível teórico: concepção de educação, concepção deatendimento e concepção de superdotação; nível epistemológico: concepção de ciência,concepção de causalidade e concepção de validação científica. A abordagem de pesquisapredominante em nosso estudo correspondeu à abordagem fenomenológico-hermenêutica,cujas técnicas de pesquisa, utilizadas para a coleta de informações, em sua maioria, sereferiram especificamente a entrevistas, aplicação de questionários, depoimentos e análisedocumental. Quanto às fundamentações teóricas, as pesquisas analisadas têm como baseteorias que se propõem a criticar, denunciar e explicitar as ideologias silenciadas por umdiscurso, texto ou qualquer outro tipo de comunicação em busca de promover um consensointersubjetivo. Quanto ao nível epistemológico, as pesquisas analisadas consideram ainterpretação do pesquisador sobre o objeto estudado como um critério de cientificidade, umavez que o pesquisador é capaz de articular de maneira lógica e racional a reflexão sobre suapesquisa.

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Como Citar

DOS ANJOS, Isa Regina Santos. DOTAÇÃO E TALENTO: O que as pesquisas no brasil nos revelam?. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/3027. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: QUESTIONANDO CURRÍCULOS, PROVAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LETRAS