EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E A FORMAÇÃO ESPECÍFICA DE PROFESSORES INDÍGENAS NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Joelma Cristina Parente Monteiro Alencar

Resumo

Desde 1980, a educação intercultural vem sendo proposta aos contextoseducacionais multiétnicos. Na formação específica para professores indígenas no ensinosuperior, a interculturalidade tem assumido lugar político e propositivo. Objetiva-se nestetrabalho apresentar uma análise dos limites e possibilidades da educação intercultural noâmbito dessa formação específica. Para tal, foram observados e analisados,qualitativamente, dados a partir do contexto do Curso de Licenciatura InterculturalIndígena da Universidade do Estado do Pará. A análise revela tanto a falta de formaçãoinicial e desconhecimento teórico-metodológico sobre interculturalidade, como algumaspráticas pedagógicas positivas, impulsionadas seja pelo interesse dos professores emsuperar suas limitações, seja devido a política de formação docente desenvolvida noCurso.

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Como Citar

ALENCAR, Joelma Cristina Parente Monteiro. EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E A FORMAÇÃO ESPECÍFICA DE PROFESSORES INDÍGENAS NO ENSINO SUPERIOR. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/4263. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO INDÍGENA INTERCULTURAL: ABORDAGENS POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS NA ATUALIDADE BRASILEIRA