QUESTÕES INICIAIS SOBRE CURRÍCULO NAS ESCOLAS INDÍGENAS - A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS INDÍGENAS NO AMAPÁ
Resumo
É pertinente perceber, na atualidade, que os estudos sobre os povos indígenas vêm crescendo. Existem avanços nas políticas públicas educacionais para os povos indígenas, principalmente na legislação, como o decreto presidencial n° 6861/2009 sobre os Territórios Etnoeducacionais, o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), legislação que implica novas propostas curriculares às escolas indígenas. Essas iniciativas indicam novas condições de possibilidade na organização da educação escolar indígena. Porém, é necessário experimentar novas propostas curriculares nos sistemas educacionais para a consolidação da educação escolar indígena. Reconhecendo que o currículo para essas comunidades é organizado a partir das suas realidades, dos seus contextos históricos, dos saberes praticados na materialidade e imaterialidade de sua cultura, na valorização e fortalecimento da linguagem destes povos. É perceptível a necessidade de reconhecer nas matrizes curriculares os fundamentos da educação escolar indígena como a interculturalidade, o bilinguismo, a autonomia na sua organização comunitária e diferenciada. Pelo exposto há muito que caminhar no sentido de que a educação física na escola indígena seja realmente protagonizada pelos povos indígenas e que nesse protagonismo seja possível experimentar uma escola com essas características, distanciando-se de projetos etnocêntricos e colonizadores desenvolvidos nas escolas indígenas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
DE OLIVEIRA, Marcio Romeu Ribas; RODRIGUES, Naiana Roberta Dias; CHAGAS, Alessandra Salomé Lopes; BRITO, Juliana do Socorro da Silva. QUESTÕES INICIAIS SOBRE CURRÍCULO NAS ESCOLAS INDÍGENAS - A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS INDÍGENAS NO AMAPÁ. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/4266. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
DOSSIÊ: EDUCAÇÃO INDÍGENA INTERCULTURAL: ABORDAGENS POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS NA ATUALIDADE BRASILEIRA