ENSINO DE CIÊNCIAS E A PERSPECTIVA CULTURAL: ALGUNS APONTAMENTOS TEÓRICOS NO ENSINO DA TEORIA DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA

Autores

  • Graciela da Silva Oliveira

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar alguns pressupostos teóricos presentes na literatura sobre a educação em ciências a partir da perspectiva cultural, e os desafios que se colocam ao ensinar temas da teoria da evolução biológica no âmbito do ensino de Biologia. Os currículos de ciências são desenvolvidos a partir de determinado ambiente cultural, ao passo que, na maioria das vezes, os conceitos científicos são apresentados em detrimento da diversidade cultural dos estudantes, excluindo da ciência alguns grupos socioculturais. No entanto, antes de qualquer definição de política educacional, é necessário entender as razões que impedem a aproximação e a adoção do conhecimento científico no cotidiano desses grupos. Neste sentido, discuto algumas contribuições do estudo das percepções e opiniões dos jovens estudantes, inspirado nas ideias antropológicas de visão de mundo de Kearney.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

OLIVEIRA, Graciela da Silva. ENSINO DE CIÊNCIAS E A PERSPECTIVA CULTURAL: ALGUNS APONTAMENTOS TEÓRICOS NO ENSINO DA TEORIA DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/4271. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE