A ESCOLA E O TERREIRO NA PERSPECTIVA DE FAMÍLIAS CANDOMBLECISTAS
Resumo
O presente artigo busca trabalhar, a partir de referenciais teórico-metodológicos das Ciências Sociais e das ERER, a relação entre o candomblé e a escola. No texto procuro responder as seguintes questões: como os praticantes do candomblé compatibilizaram a escolarização com suas “obrigações religiosas”; qual a função da escola e da religião na educação dos filhos. Na coleta de dados utilizei entrevista semiestruturada. Foram analisados os conteúdos de oito entrevistas. Os resultados possibilitam afirmar que os entrevistados valorizam a escola, escolarização dos filhos, como espaço de aprendizagens instrumentais e de certificação, e o terreiro como espaço de formação identitária.Downloads
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Como Citar
QUINTANA, Eduardo. A ESCOLA E O TERREIRO NA PERSPECTIVA DE FAMÍLIAS CANDOMBLECISTAS. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/4738. Acesso em: 2 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: Educação e aspectos históricos e culturais das questões africanas e afro-brasileiras