FAMÍLIAS NEGRAS: UMA PERSPECTIVA SOBRE RAÇA, GÊNERO E EDUCAÇÃO

Autores

  • Sônia Beatriz dos Santos

Resumo

O presente artigo tem como propósito refletir sobre os desafios que estão colocados para que as famílias negras brasileiras possam garantir o acesso, a permanência, a aprendizagem e a conclusão da educação de suas crianças, adolescentes, e jovens na sociedade contemporânea. Com o objetivo de refletir sobre as questões apresentadas o artigo está dividido em duas partes. A primeira traz uma breve análise que evidencia a persistência das desigualdades raciais no país, e sua associação com as desigualdades socioeconômicas; e a seguir busca-se assinalar seus efeitos sobre as famílias negras. Na segunda parte procuramos refletir sobre como a situação das famílias negras se agrava ainda mais quando adicionamos à análise racial e socioeconômica, a questão das desigualdades de gênero, já que muitos estudos demonstram que as mulheres negras têm papel fundamental no sustento de suas famílias, em muitos casos como a principal provedora do domicílio.  Concluímos o artigo discutindo como a superação das desigualdades raciais e de gênero vividas pelas famílias negras no acesso ao direito à educação exige um conjunto de medidas, atividades, ações, e projetos desenvolvidos pela escola, os quais devem envolver as famílias (bem como a comunidade). Consideramos que tais esforços devem ser assegurados pelas políticas.

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Como Citar

DOS SANTOS, Sônia Beatriz. FAMÍLIAS NEGRAS: UMA PERSPECTIVA SOBRE RAÇA, GÊNERO E EDUCAÇÃO. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/4740. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação e aspectos históricos e culturais das questões africanas e afro-brasileiras