PRAXEOLOGIAS DO OBJETO CIRCUNFERÊNCIA E CÍRCULO APRESENTADAS NO LIVRO DIDÁTICO “A CONQUISTA DA MATEMÁTICA”

Autores

  • Denize da Silva Souza
  • Veleida Anahí da Silva

Resumo

Este estudo é um recorte de um projeto de pesquisa que investiga como os livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental (adotados no ensino público em Sergipe) apresentam os conteúdos geométricos. Para este artigo, a questão central tem ênfase no estudo das praxeologias apresentadas no livro didático “A Conquista da Matemática” (GIOVANNI JR.; CASTRUCCI, 2009), do 9° ano do ensino fundamental, sobre o objeto Circunferência e Círculo, o qual foi um dos mais adotados durante vários anos. O estudo baseia-se em Chevallard (1991, 1999, 2009, 2011) e outros autores para analisar os quatro elementos que compõem uma praxeologia (tarefa, técnica, tecnologia e teoria). Os resultados apontam que as técnicas estão associadas ao aos elementos tecnologia e teoria; havendo um conjunto de diferentes tipos de tarefas com resolução de problemas contextualizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SOUZA, Denize da Silva; DA SILVA, Veleida Anahí. PRAXEOLOGIAS DO OBJETO CIRCUNFERÊNCIA E CÍRCULO APRESENTADAS NO LIVRO DIDÁTICO “A CONQUISTA DA MATEMÁTICA”. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/4755. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de ciências e ensino de matemática: abordagens investigativas em distintas realidades