LITERATURAS NEGRA E INDÍGENA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LEITORA NO ENSINO DE LITERATURA
Resumo
O artigo apresenta uma discussão teórica e menciona proposta de ensino realizada no âmbito do Profletras da Universidade Federal de Uberlândia (PROFLETRAS-UFU), a partir da temática das literaturas negra e indígena na ressignificação da identidade leitora de alunos do Ensino Fundamental II. Um dos objetivos do estudo foi investigar como (ou se) a lei federal 11.645/08 vinha sendo trabalhada nas aulas de literatura da escola pesquisada, a fim de proporcionar aos estudantes o conhecimento das identidades e alteridades que constituem os povos negro e indígena, por meio do letramento literário. Após a pesquisa, percebeu-se a grande sub-representação de negros e indígenas nos materiais didáticos, bem como uma visão estereotipada sobre esses grupos no imaginário dos educandos, revelando a necessidade de abordar a diversidade cultural em sala de aula.Downloads
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Como Citar
DE SOUZA, Lorena Faria. LITERATURAS NEGRA E INDÍGENA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LEITORA NO ENSINO DE LITERATURA. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/4804. Acesso em: 13 nov. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: Ensino de literatura e diversidade cultural
















