LEITURA LITERÁRIA NA EJA: ESPAÇO PARA UAM RECEPÇÃO AFRO -BRASILEIRA

Autores

  • Deise Santos do Nascimento

Resumo

O presente artigo visa apresentar uma proposta didática de leitura literária, desenvolvida ao longo do curso de Mestrado Profissional em Letras, PROFLETRAS. Na oportunidade, elaborou-se uma atividade pedagógica voltada para alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos que suscitou em um debate sobre as questões étnico-raciais, a partir da leitura da obra literária O Cortiço, de Aluísio Azevedo. Assim, através das ações propostas, divulga-se a Cultura e História Afrodescendente e Africana, em conformidade à lei 10.639/03; motivando o aluno à sensação de pertencimento e valorização à cultura negra, pois o texto literário, utilizado na sala de aula, foi tratado de maneira motivadora e significativa. A pesquisa, da qual se extrai as informações deste artigo, traz como principais referenciais teóricos: CRUZ (2012), GOMES (2014) e DUARTE (2011).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

DO NASCIMENTO, Deise Santos. LEITURA LITERÁRIA NA EJA: ESPAÇO PARA UAM RECEPÇÃO AFRO -BRASILEIRA. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/4805. Acesso em: 3 dez. 2023.

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de literatura e diversidade cultural