NEGRO, NEGRURA, NEGRÍCIA E ENSINO DE LITERATURA

Autores

  • Dorinaldo dos Santos Nascimento

Resumo

Neste trabalho, objetivamos a efetivação de um ensino de literatura convergente à educação das relações étnico-raciais da negritude. Considerando que a presença do negro ou da condição negra na literatura brasileira, dicotomicamente, situa-o como objeto e/ou sujeito da escrita literária. Propomos, aqui, uma sequência didática com pressupostos teórico-metodológicos alinhados à perspectiva do letramento literário. Elegemos o conto “Pai contra mãe” (2001), de Machado de Assis - escritor afrodescendente -, uma narrativa prenhe do contexto escravagista oitocentista brasileiro em cruzamento e interlocução com cinema e música contemporâneos. Os resultados indicam que diante de práticas discriminatórias, é imperativo na educação básica uma revisão crítica da historiografia literária face ao apagamento de autoria e às representações dos negros calcadas na subalternização e estereotipia.

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Como Citar

NASCIMENTO, Dorinaldo dos Santos. NEGRO, NEGRURA, NEGRÍCIA E ENSINO DE LITERATURA. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/4806. Acesso em: 13 nov. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de literatura e diversidade cultural