JOGANDO TAMBÉM SE APRENDE MATEMÁTICA: JOGOS EDUCATIVOS AFRICANOS DA FAMÍLIA MANCALA

Autores

  • Gláucia Bomfim Barbosa Barreto
  • Ana Maria Freitas Teixeira

Resumo

O objetivo central do artigo é discutir a importância da utilização dos jogos educativos africanos da família mancala como recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem da matemática. A partir de uma cuidadosa revisão da literatura sobre o tema apresentamos uma análise sobre a utilização desses jogos observando diferentes experiências, visando refletir sobre a utilização de metodologias de ensino de Matemática capazes de enriquecer os processos de aprendizagem dessa disciplina através de estratégias que viabilizem a articulação entre o raciocínio matemático e a dimensão lúdica, dinâmica e interativa do aprender. Consideramos, igualmente, as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais ao indicarem que as atividades com jogos podem representar um importante recurso pedagógico estimulando, também, uma mudança da postura do professor quanto ao ensinar matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

BARRETO, Gláucia Bomfim Barbosa; TEIXEIRA, Ana Maria Freitas. JOGANDO TAMBÉM SE APRENDE MATEMÁTICA: JOGOS EDUCATIVOS AFRICANOS DA FAMÍLIA MANCALA. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/5043. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Livre