ARGUMENTAÇÃO, ENSINO DA LÍNGUA E DISCURSO POLÍTICO

Autores

  • Josefa Almeida da Silveira
  • Márcia Regina Curado Pereira Mariano

Resumo

Este trabalho apresenta uma sugestão para a aplicação de atividades para o ensino da língua materna a partir do oral/escrito argumentativo sob a perspectiva teórica dos estudos retóricos e de argumentação de base aristotélica. Objetiva propor o desenvolvimento da capacidade do senso crítico, da leitura reflexiva, da organização das ideias e da competência da comunicação argumentativa, a partir do entendimento de língua enquanto forma de interação, visando à otimização da capacidade de análise e à construção da argumentação no discurso político. Desenvolve-se a partir do contato de alunos do Ensino Fundamental (9º ano) com discursos políticos (observação, comparação e análise do ponto de vista da argumentação; confronto com problemas vivenciados pela população em geral, registros coletados na comunidade; troca de ideias e reflexão acerca do papel do político) e culmina com a produção de uma carta aberta.

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Como Citar

DA SILVEIRA, Josefa Almeida; MARIANO, Márcia Regina Curado Pereira. ARGUMENTAÇÃO, ENSINO DA LÍNGUA E DISCURSO POLÍTICO. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/5925. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Livre