ENSINA COMO EU DIGO E ENSINA COMO EU ENSINO: APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM QUE PROPICIEM O APRENDER
Resumo
Este trabalho buscou analisar qualitativamente o ganho na aprendizagem dos discentes na disciplina de Linguística Aplicada ao Ensino de Português do curso de Letras por meio da aplicação de metodologias de aprendizagem que possibilitassem a interação entre os estudantes e entre eles e a docente mediadora na construção do conhecimento. O aporte teórico utilizado foi Abreu e Masetto (1997), Vasconcellos (1992; 2005), Pimenta e Anastasiou (2002), Anastasiou (2002) e Veiga (2010). A pesquisa foi realizada em conformidade com o paradigma interpretativista, abordagem qualitativa e natureza descritiva, cujos dados foram coletados por meio da observação participante e analisados utilizando a semiótica peirceana. A pesquisa foi aplicada com vinte e um discentes da turma 2015-2 de Linguística Aplicada ao Ensino do Português. Mesmo tendo sido um desafio para a docente, em termos de metodologia e de tempo para operacionalizar todo o conteúdo, tanto na sua percepção quanto na dos estudantes envolvidos houve ganhos no processo de aprendizagem em razão do uso de metodologias que privilegiaram o apreender dos estudantes.