MUSEOLOGIA SOCIAL E EDUCAÇÃO: O PODER DA MEMÓRIA PARA DESCOLONIZAR O ENSINO

Autores

  • Juliana Maria de Siqueira

Resumo

A Museologia Social pode ser definida como uma área de estudos e práticas dedicada a compreender e promover a apropriação dos meios de produção e gestão do patrimônio integral de uma comunidade (abarcando aspectos culturais, naturais e sociais, nas dimensões materiais e imateriais). Da mesma forma, ela trabalha para reconhecer e fortalecer as práticas culturais libertadoras desenvolvidas por coletivos e grupos sociais por meio do diálogo solidário de saberes. Este artigo discute as possibilidades e consequências da prática da Museologia Social no espaço escolar. Para isso, apresentam-se os pressupostos teóricos e metodológicos necessários para essa aproximação e elencam-se brevemente algumas experiências realizadas no Brasil.

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Publicado

2017-05-06

Como Citar

SIQUEIRA, Juliana Maria de. MUSEOLOGIA SOCIAL E EDUCAÇÃO: O PODER DA MEMÓRIA PARA DESCOLONIZAR O ENSINO. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/6208. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: INVESTIGAÇÕES EM ENSINO: ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS EM DISTINTAS REALIDADES