FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO PARA ATUAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Roninei Pedrotti Ferrari
  • Elcio Cecchetti

Resumo

Ao longo da história educacional brasileira, o Ensino Religioso (ER) passou por distintas concepções e formas de expressão. Atualmente, o ER, segundo o Art. 33 da LDB nº 9.394/96, é disciplina de oferta obrigatória no ensino fundamental, de matrícula facultativa, com a responsabilidade de assegurar o respeito à diversidade cultural religiosa no Brasil, sendo vedada qualquer forma de proselitismo. Este trabalho objetiva apresentar a importância da formação inicial dos professores de ER para atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental nas escolas públicas brasileiras. Para isso, em sua primeira parte, faz-se uma breve contextualização da trajetória histórica do ER que, após incessantes lutas por parte da sociedade civil, foi se constituindo em lugar de escuta, diálogo e socialização dos conhecimentos religiosos no cotidiano escolar. No segundo momento, caracteriza-se os anos iniciais do Ensino Fundamental enquanto espaço, tempo e lugar onde o ER se faz presente e necessita dar sua contribuição aos percursos formativos dos sujeitos escolares. Por fim, apresenta-se os cursos de Ciências da Religião- Licenciatura em Ensino Religioso (CR-ER) com o intuito de ratificar a importância da formação inicial específica aos professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

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Publicado

2017-05-06

Como Citar

FERRARI, Roninei Pedrotti; CECCHETTI, Elcio. FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO PARA ATUAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/6210. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: INVESTIGAÇÕES EM ENSINO: ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS EM DISTINTAS REALIDADES