AS INOVAÇÕES UTILIZADAS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Adriana Avanzi Marques Pinto
  • Maria José Sanches Marin
  • Silvia Franco da Rocha Tonhom
  • Maria de Lourdes da Silva Marques Ferreira
  • Fernanda Moerbeck Mazzetto

Resumo

As mudanças  na formação do enfermeiro buscam formar profissionais para atender as necessidades da atual Política Nacional de Saúde, para isso, é preciso rever a organização curricular e os métodos de ensino-aprendizagem. O objetivo desse estudo é verificar os principais métodos de ensino utilizados nos cursos de graduação em enfermagem, seus avanços e desafios. Para tanto realizou-se uma revisão integrativa da literatura, com busca nas bases de dados Lilacs, Bdenf e Mediline. Os métodos de aprendizagem mais utilizados são: Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Equipes, Estudos de Caso e Tecnologias on-line. Esses métodos contribuem para a aprendizagem ativa, mas ainda existe a tendência aos métodos tradicionais, mostrando indicativos de que é preciso mudança de estudantes e professores e o cuidado no uso das tecnologias.

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Publicado

2017-05-06

Como Citar

PINTO, Adriana Avanzi Marques; MARIN, Maria José Sanches; TONHOM, Silvia Franco da Rocha; FERREIRA, Maria de Lourdes da Silva Marques; MAZZETTO, Fernanda Moerbeck. AS INOVAÇÕES UTILIZADAS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/6212. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: INVESTIGAÇÕES EM ENSINO: ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS EM DISTINTAS REALIDADES

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