PROFLETRAS: UMA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO E PESQUISA
Resumo
Neste artigo, apresenta-se um relato de experiência de ensino e pesquisa no contexto da disciplina “Gramática, variação e ensino”, ministrada pelo autor, no Mestrado Profissionalizante em Letras (Profletras), da Universidade Federal de Sergipe, campus Itabaiana. Esse trabalho teve como objetivo analisar, a partir da proposta de Marcos Bagno (2009), ocorrência de alguns fenômenos gramaticais do português brasileiro em uso, com foco no fenômeno sintático estratégias de relativização, quando pronomes relativos são empregados com verbos que regem preposição. O corpus é constituído de textos produzidos por alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas de diferentes cidades da Bahia e de Sergipe, onde os discentes da pós-graduação exercem a docência. O resultado aponta que o uso das relativas copiadoras e cortadoras, que não é descrito nas gramáticas tradicionais mais conservadoras, aparece com bastante frequência nos textos analisados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
DE OLIVEIRA, Derli Machado. PROFLETRAS: UMA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO E PESQUISA. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/8349. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
PRÁTICAS E PERSPECTIVAS TEÓRICAS E INVESTIGATIVAS MULTI E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO E NA FORMAÇÃO DOCENTE