A TEMÁTICA DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO ENSINO DE LITERATURA: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES
Resumo
O presente trabalho é baseado em um relato de experiência literária, em que tivemos o propósito de discutir, nas aulas de Ensino Médio, a temática violência doméstica com textos de autorias femininas, principalmente os contos: Para que ninguém a quisesse, de Marina Colasanti, O marido, de Lídia Jorge e O papel de parede amarelo, de Charlotte Perkins Gilman. Com base nos textos citados, levantamos discussões e reflexões sobre as temáticas: violência de gênero, culpabilização da mulher, o medo de relacionamentos afetivos sexuais abusivos, a loucura, o machismo, dentre outras. Além disso, os alunos construíram sentidos diversos a partir dos textos discutidos, o que possibilitou o aprimoramento do letramento crítico-literário, bem como uma conscientização do respeito à diversidade de gênero.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
COENGA, Rosemar Eurico; TENÓRIO, Antônia Lucia de Queiroz; GRAZIOLI, Fabiano Tadeu. A TEMÁTICA DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO ENSINO DE LITERATURA: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/9172. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: LEITURA E INTERTEXTOS IDENTITÁRIOS