Diálogos decoloniais com a Guiné Equatorial em uma Unidade Didática de espanhol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v37n1.p121-136

Palavras-chave:

Literatura hispano-africana, Educação Linguística, Unidade Didática, Decolonial, Metrópole Colonial

Resumo

Este artigo propõe a análise de uma Unidade Didática (UD) para educação linguística do espanhol no Ensino Superior. Para tanto, selecionamos uma das cinco atividades deste material para expor os resultados. Nos baseamos nos estudos decoloniais (QUIJANO, 2005; MALDONADO-TORRES, 2007; SILVA JR; MATOS, 2019), na educação intercultural (MATOS, 2014) e nas epistemologias afro-diásporas dos pensamentos de Fanon (2008), Collins (2021), Nogueira (2021), Nascimento (2007) e outros/as. Nesta abordagem, elucidaremos o estudo crítico-literário hispano-africano da literatura contemporânea da República da Guiné Equatorial. Assim, apontamos uma alternativa outra do contexto hispânico, além dos saberes hegemônicos, para as práticas educacionais.

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Biografia do Autor

Doris Cristina Vicente da Silva Matos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

É doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), professora associada da Universidade Federal de Sergipe (UFS), presidenta da Associação de Linguística Aplicada do Brasil - ALAB - (triênio 2023-2025) e lidera o Grupo de Pesquisa DInterLin: Diálogos Interculturais e Linguísticos (UFS).

Jakelliny Almeida Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

É mestranda em Estudos Linguísticos, na linha de pesquisa da Linguística Aplicada, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), professora auxiliar substituta do Departamento de Letras Estrangeiras (DLES) da UFS e pesquisadora do grupo de pesquisa DInterLin: Diálogos Interculturais e Linguísticos (UFS).

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Publicado

2023-11-06

Como Citar

MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva; SANTOS, Jakelliny Almeida. Diálogos decoloniais com a Guiné Equatorial em uma Unidade Didática de espanhol. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 37, n. 1, p. 121–136, 2023. DOI: 10.47250/forident.v37n1.p121-136. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/v37p121. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Interculturalidades no ensino de Libras e Línguas estrangeiras