Diálogos decoloniais com a Guiné Equatorial em uma Unidade Didática de espanhol
DOI:
https://doi.org/10.47250/forident.v37n1.p121-136Palavras-chave:
Literatura hispano-africana, Educação Linguística, Unidade Didática, Decolonial, Metrópole ColonialResumo
Este artigo propõe a análise de uma Unidade Didática (UD) para educação linguística do espanhol no Ensino Superior. Para tanto, selecionamos uma das cinco atividades deste material para expor os resultados. Nos baseamos nos estudos decoloniais (QUIJANO, 2005; MALDONADO-TORRES, 2007; SILVA JR; MATOS, 2019), na educação intercultural (MATOS, 2014) e nas epistemologias afro-diásporas dos pensamentos de Fanon (2008), Collins (2021), Nogueira (2021), Nascimento (2007) e outros/as. Nesta abordagem, elucidaremos o estudo crítico-literário hispano-africano da literatura contemporânea da República da Guiné Equatorial. Assim, apontamos uma alternativa outra do contexto hispânico, além dos saberes hegemônicos, para as práticas educacionais.
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