Uma leitura contracolonial do romance Torto Arado de Itamar Vieira Júnior
DOI:
https://doi.org/10.47250/forident.v39n2.p103-114Palavras-chave:
Cosmopercepção. Contracolonialidade. Trajetória. Romance. Nego Bispo. Torto Arado.Resumo
O presente trabalho objetiva construir uma reflexão sobre a literatura a partir de uma cosmopercepção contracolonial e amefricana. A ideia de cosmopercepção aqui é discutida a partir do pensamento da filósofa nigeriana Oyeronke Oyewumi (2021) como um descentramento da Weltanschauung eurocêntrica. A ideia de amefricanidade de Lélia Gonzalez (2020) é pensada como um conceito que coliga um posicionamento não-ocidental do mundo e proporciona a fundamentalidade do pensamento de Antonio Bispo dos Santos (2023) dentro de uma perspectiva epistemológica não-eurocêntrica e não-ocidental também em literatura. Através de uma análise contracolonial (conceito do pensador quilombola Nego Bispo) da trajetória das narradoras do romance de Itamar Vieira Júnior buscamos apresentar uma contribuição aos estudos literários sob categorias de análise não-ocidentais e de uma noção de literatura emancipatória e descentralizante além de promotora de realidade representantes e não apenas representadas.
Downloads
Referências
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, Intervenções e diálogos. Organização: Flávia Rios e Márcia Lima. 5 reimp. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
JUNIOR, Itamar Vieira. Torto arado. São Paulo: Todavia, 2019.
OYEWÙMÍ, Oyèrónké. A Invenção das mulheres: construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero. Tradução: Wanderson Flor do Nascimento. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
SANTOS, Antônio Bispo dos. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora / PISEAGRAMA, 2023.
SANTOS, Antônio Bispo dos. Colonização, Quilombos: modos e significados. Brasilia: UnB, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Fórum Identidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.