Direito à cidade

as memórias do Recife em contos de Clarice Lispector

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v39n2.p115-125

Palavras-chave:

Jusliteratura. Estética da recepção. Direito e Literatura.

Resumo

As nuances da cidade reverberaram tanto no agir social de Clarice Lispector quanto em sua produção literária, sobretudo nos denominados “contos de memória” (Gotlib, 1995, p. 81), como as narrativas “Cem anos de perdão” e “Felicidade clandestina”, ambas publicadas no livro Felicidade clandestina (1971). Delas, é possível extrair representações da cidade do Recife durante meados do século XX, bem como da Infância simples da escritora-cidadã. Destarte, o presente trabalho visa relacionar os contos citados com o conceito de “direito à cidade”, proposto por Henri Lefebvre. Para tanto, adotar-se-á a estética da recepção e uma mediação jusliterária, com o objetivo de compreender como as narrativas de memória de Clarice percebem a crise do espaço urbano tradicional e de que modo se vinculam com os anseios de novas formas sociais de construção da cidade em conexão com a arte. A metodologia utilizada é a qualitativa de caráter fenomenológico, ancorada na pesquisa bibliográfica.

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Biografia do Autor

Mariana Mendonça Lisboa Carvalho, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestranda do PRODIR/UFS. Membra do grupo Direito, Arte e Literatura (CNPq/UFS).

Miriam Coutinho de Faria Alves, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutora em Direito. Professora Adjunta do Departamento de Direito da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pesquisadora-Líder do Grupo de Pesquisa Direito, Arte e Literatura CNPq/UFS.

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Publicado

2024-08-12

Como Citar

CARVALHO, Mariana Mendonça Lisboa; ALVES, Miriam Coutinho de Faria. Direito à cidade: as memórias do Recife em contos de Clarice Lispector. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 39, n. 2, p. 115–125, 2024. DOI: 10.47250/forident.v39n2.p115-125. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/v39n2p115. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Livre