Outras epistemologias curriculares para Licenciatura em Letras Português e Literaturas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v39n2.p171-185

Palavras-chave:

Currículo. Linguística. Literatura. Signos. Praxis semiológica. Emancipação.

Resumo

Trata-se de um relato de experiências, bem como do tratamento teórico e metodológico acerca da construção da proposta e implementação do novo currículo da Licenciatura em Letras com Língua Portuguesa e Literaturas no Campus II – UNEB,Alagoinhas (Santos,2020), traçando, assim,um pontilhado demapas, em movimento, dando conta de acontecimentos, cenas, Intensidades, afetos, entre outras atividadesrelevantes, quenos permitiram conectar currículos anteriores,desde 1972(esse curso fez meio século em 2022), ao novo currículo, emergente em 2021.2. Em suma, uma experiência que pode além de provocar debates sobre a realidade de cursos de Letras do e no Brasil, abrir novas paisagens epistemológicas para o campo linguístico-literário sem que este se confunda com cursos de pedagogia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osmar Moreira dos Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professor titular da UNEB, doutor em Letras e Linguística pela UFBA, líder do grupo de pesquisa Lingua(gem) e Crítica Cultural.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Profanações: marxismo e literatura. Trad. Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo Editorial, 2004.

ANTELO, Raul. Diagnóstico da comunidade de Letras, ANPOLL 2011. Revista da ANPOLL, v. 1, n. 33, p. 273- 283, 2012. DOI: https://doi.org/10.18309/anp.v1i33.641

BENVENISTE, Emile.Problemas de LinguísticaGeral.São Paulo: EditoraPontes, 2008.

CALVINO,Ítalo.Seispropostasparaopróximomilênio.Trad.IvoBarroso.SãoPaulo: São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CANDIDO,Antonio.Formaçãodaliteraturabrasileira:momentosdecisivos.São Paulo/Belo Horizonte: Edusp/Itatiaia, 1975. 2 vols. 5a. Edição.

COSTALIMA,Luiz.Apragadobeletrismo.Disponívelem: http://www.revistaeutomia.com.br/volumes/Ano2-Volume2/artigo-extra/A-Praga-do-Beletrismo.pdf. Acesso: 27 nov. 2013.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. Trad. Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, 1988.

DE LIMA, Maria Nazaré Mota. MOITA LOPES, Paulo da (2002). Identidades fragmentadas: a construção deraça, gêneroe sexualidadena salade aula.Campinas, SP: Mercado de Letras. (Coleção Letramento, Educação e Sociedade). 232 p. Revista da ANPOLL, v. 1, n. 17, p. 373-377, jul./dez. 2004. DOI: https://doi.org/10.18309/anp.v1i17.607

DERRIDA, Jacques. Essa estranha Instituição chamada literatura: uma entrevista com Jacques Derrida. Trad. Marileide Dias Esqueda. BH: Editora da UFMG, 2014.

FIORIN, José Luiz. Reflexões para o estabelecimento de uma política para as Humanidades. Revista da ANPOLL, v. 1, n. 4, p. 301-321, 1998. DOI: https://doi.org/10.18309/anp.v1i4.293

FIORIN, José Luiz,FLORES, Valdirdo Nascimento,BARBISAN, LeciBorges (orgs.).

Saussure:a Invençãoda linguística.São Paulo:Contexto, 2013.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. Petrópolis: Vozes, 1972.

FREIRE,Paulo. Açãoculturalparaaliberdade.RiodeJaneiro:PazeTerra,1978.

GUATTARI, Félix, ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1999.

JAMESON, Fredric. O Inconsciente político: a narrativa como ato socialmente simbólico. São Paulo: Ática, 1992.

LAJOLO, Marisa. No jardim das Letras, o pomo da discórdia. Disponível em:http://www.unicamp.br/iel/memoria/projetos/ensaios/ensaio36.html. Acesso: 02 jun. 2013.

MÉSZÁROS,István.Aeducaçãoparaalémdocapital.SãoPaulo:Boitempo,2005.

RANCIÈRE, Jacques. O desentendimento: política e filosofia. Trad. Ângela Leite Lopes. São Paulo: Editora 34, 1996.

SANTIAGO, Silviano. O cosmopolitismo do pobre: crítica literária e crítica cultural. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Por uma reforma democrática e emancipatória da universidade do século XXI. 2004.

SANTOS, Osmar Moreira dos. A luta desarmada dos subalternos. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2016. DOI: https://doi.org/10.7476/9788542302905

SANTOS, Osmar Moreira dos. Projeto de redimensionamento do Curso de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas (Curso 406). Alagoinhas, UNEB: Laboratório de Edição Fábrica de Letras, 2020.

SILVA, Evanildes Teixeira. Cursos deLetras,políticas Institucionais e(des)ativação de dispositivos. Alagoinhas, UNEB: Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, Dissertação de Mestrado, 2014.

SLOTERDIJK. Peter. Regras para o parque humano: uma resposta à Carta de Heiddeger sobre o humanismo. Trad. José de Almeida Marques. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.

SAUSSURE, Ferdinandde. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 2006.

Publicado

2024-08-12

Como Citar

SANTOS, Osmar Moreira dos. Outras epistemologias curriculares para Licenciatura em Letras Português e Literaturas. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 39, n. 2, p. 171–185, 2024. DOI: 10.47250/forident.v39n2.p171-185. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/v39n2p171. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Livre