Representações do Fim do Mundo na literatura e na arte indígena contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v39n2.p43-53

Palavras-chave:

Colonialidade. Arte Indígena contemporânea. Literatura indígena. Ailton Krenak. Davi Kopenawa.

Resumo

Este texto discute autoria e autorrepresentação Indígenas, com foco no modo como artistas e pensadores Indígenas representam e compreendem o “fim do mundo” em suas obras, notadamente escritores como Ailton Krenak e Davi Kopenawa. Este trabalho visa examinar e friccionar noções como “fim do mundo” e “futuros possíveis” e como elas podem (ou não) ser dimensionadas através das obras dos autores citados, a partir de suas próprias epistemologias e respeitando suas cosmovisões, utilizando-se, ainda, de elementos da produção artística Indígena contemporânea como referências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana da Costa Dias, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com estágio pós-doutoral no Guilford School of Acting, da University of Surrey, Inglaterra. Atua como professora associada no Instituto de Artes da Universidade de Brasília.

Referências

ACHINTE, Adolfo Albán. Artistas Indígenas y afrocolombianos: entre las memorias y las cosmovisiones. Estéticas de la re-existencia. In: PALERMO, Zulma (org). Arte y estética en la encrucijada descolonial. Buenos Aires: Del Signo, 2010, p. 83-112.

BISPO DOS SANTOS, Antônio. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora, 2023.

CULL Ó MAOILEARCA, Laura. Desaprender o antropocentrismo: a política do conhecimento na performance Interespécies. Tradução de Luciana da Costa Dias. Ephemera: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 6, n. 11, dez. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/7078.

ESBELL, Jaider. Arte Indígena contemporânea e o grande mundo. Revista Select, n.39, junho de 2018. Disponível em: https://select.art.br/arte-indigena-contemporanea-e-o-grande-mundo-2.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

KOPENAWA, Davi; Albert, Bruce. A queda do céu: Palavras de um xamã Yanomami.São Paulo, Cia das Letras, 2015.

KRENAK Ailton. Futuro Ancestral.São Paulo, Cia das Letras, 2023.

KRENAK Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Cia das Letras, 2019.

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Cia das Letras, 2020.

MASLIN, Mark A.; LEWIS, Simon L. The Human Planet: how we created the Anthropocene. New Haven: Yale University Press, 2018.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. Tradução: Renata Santini. São Paulo: N-1 edições, 2018.

MIGNOLO, Walter D. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 32, v. 94, 2017, p. 1-18. Disponível em: https://doi.org/10.17666/329402/2017. DOI: https://doi.org/10.17666/329402/2017

PALERMO, Zulma. A opção de colonial como lugar-outro de pensamento. [Entrevista concedida a] Teresa Spyer, Mariana Malheiros e María Camila Ortiz. Epistemologias do Sul, Foz do Iguaçu, v. 3, n. 2, 2019, p. 44-57.

PINHEIRO DIAS, Jamille. Environmental Thinking and Indigenous Arts In Brazil Today. Journal of Latin American Cultural Studies, 2022, n. 31, v. 1, p. 141-157. Disponível em https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13569325.2022.2089101. DOI: https://doi.org/10.1080/13569325.2022.2089101

INSTITUTO PIPA. Prêmio PIPA: A janela para a arte contemporânea brasileira 2022 (Catálogo). Rio de Janeiro: Instituto PIPA, 2022. Disponível em https://www.premiopipa.com/wp-content/uploads/2024/01/2022.pdf.

SANKOFA, Keyla. Uýra. In INSTITUTO PIPA. Prêmio PIPA: A janela para a arte contemporânea brasileira 2022 (Catálogo). Rio de Janeiro: Instituto PIPA, 2022, p. 64-71. Disponível em https://www.premiopipa.com/wp-content/uploads/2024/01/2022.pdf.

SOUSA SANTOS, Boaventura de. Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2010.

SPONSEL, Leslie E. Yanomami In the Amazon: toward a more ethical anthropology beyond othering. Independently published, 2022.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Cosmological Deixis and Amerindian Perspectivism. Journal of the Royal Anthropological Institute, 1998, n. 4, v. 3, p. 469-488. DOI: https://doi.org/10.2307/3034157

Publicado

2024-08-12

Como Citar

DIAS, Luciana da Costa. Representações do Fim do Mundo na literatura e na arte indígena contemporânea. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 39, n. 2, p. 43–53, 2024. DOI: 10.47250/forident.v39n2.p43-53. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/v39n2p43. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Leituras autoetnográficas e abordagens contracoloniais da Literatura