Uma proposta didática para o ensino de leitura com o gênero textual infográfico de divulgação científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v39n1.p143-159

Palavras-chave:

Infográfico, Práticas de leitura, Modelo didático

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta didática envolvendo atividades voltadas para práticas de leitura de textos de divulgação científica, mais precisamente de um infográfico. Para a elaboração da proposta didática foram considerados aportes teóricos de que tratam sobre divulgação científica (Brandão, 2012; Brasil, 2018), sobre transposição didática e modelos teórico e didática (Machado; Cristovão, 2006; Barros, 2012). A proposta didática aborda um roteiro de atividades visando o desenvolvimento e o aprimoramento de práticas de leitura por meio de um texto da divulgação científica com tema sobre o cuidado de uma planta.

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Biografia do Autor

Rosivaldo Gomes, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Graduado em Letras Português e Literatura pela Universidade Federal do Amapá, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental e Políticas Públicas (PPGDAP/UNIFAP) e doutor em Linguística Aplicada - Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP) na área de Linguagens e Educação, com estudo sobre materiais didáticos, multiletramentos e formação de professores. Realizou estágio de Pós-doutorado pelo Departamento de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amapá na área de Educação e formação de professores e estágio pós-doutoral em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística pela Universidade Federal do Ceará com apoio de bolsa pelo Programa Nacional de Estágio Pós-doutoral (PNPD/CAPES). É professor Adjunto III na área de Língua Portuguesa e Linguística do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá, docente do Curso de Letras Português presencial e EAD e docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Letras - Mestrado (PPGLET/UNIFAP) - Linha de pesquisa Diversidade Linguística na Amazônia, docente do Programa de Pós-graduação em Letras - Mestrado e Doutorado da Universidade Federal do Paraná (PPG-Letras) - Linha de pesquisa Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem e docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UFMS) - Linha de pesquisa Linguagens, Identidades e Ensino. Realiza pesquisa que tratam sobre os seguintes temas: educação bilíngue, práticas de letramentos, Português como LE/L2, Língua Adicional e Língua Materna, formação de professores, agir professoral, letramento acadêmico, práticas de leitura e escrita em contexto escolares e não escolares, análise e elaboração de materiais didáticos, práticas discursivas em redes sociais, práticas translíngues, identidade, cultura e linguagens na amazônia, letramento racial crítico e currículo; currículo, gênero, raça e sexutalidades e discurso; educação linguística, identidade, formação de professores na perspectiva dos estudos de letramento e da decolonialidade. Atuou como formador e coordenador do Programa do Governo Federal Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/UNIFAP). É líder do Grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (NEPLA/CNPq-UNIFAP) e membro dos grupos de pesquisa GEPLA/UFC e MELP/UNICAMP.

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Publicado

2024-06-22

Como Citar

GOMES, Rosivaldo. Uma proposta didática para o ensino de leitura com o gênero textual infográfico de divulgação científica. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 39, n. 1, p. 143–159, 2024. DOI: 10.47250/forident.v39n1.p143-159. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/v39p143. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Texto e ensino: proposta de leitura para a educação básica