Uma proposta didática para o ensino de leitura com o gênero textual infográfico de divulgação científica
DOI:
https://doi.org/10.47250/forident.v39n1.p143-159Palavras-chave:
Infográfico, Práticas de leitura, Modelo didáticoResumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta didática envolvendo atividades voltadas para práticas de leitura de textos de divulgação científica, mais precisamente de um infográfico. Para a elaboração da proposta didática foram considerados aportes teóricos de que tratam sobre divulgação científica (Brandão, 2012; Brasil, 2018), sobre transposição didática e modelos teórico e didática (Machado; Cristovão, 2006; Barros, 2012). A proposta didática aborda um roteiro de atividades visando o desenvolvimento e o aprimoramento de práticas de leitura por meio de um texto da divulgação científica com tema sobre o cuidado de uma planta.
Downloads
Referências
BARROS, Eliana Merlin Deganutti de. As reconcepções do trabalho docente no processo de transposição didática de gêneros. In: BARROS, Eliana Merlin Deganutti de; RIOS-REGISTO, Eliane Segati. (orgs.). Experiências com Sequências Didáticas de Gêneros Textuais. Campinas: Pontes Editores, 2014. p. 41-68.
BARROS, Eliana Merlin Deganutti de. Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativa. Raído. MS. v. 6, n. 11, p. 11-35, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1687. Acesso em: 22 abr. 2024.
BRANDÃO, Helena Nagamine [org.]. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
CASTELLANI, Rithielle Aparecida; DEGANUTTI DE BARROS, Eliana Merlin. Modelo teórico/didático do gênero artigo de opinião: ferramentas para análise do gênero. Entrepalavras. v. 8, n. 2, p. 196-214, ago. 2018. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1178. Acesso em: 24 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.22168/2237-6321-21178
CHEVALLARD, Yes. La transpostion didactique: du savoir savant au savoir enseigné. La Pensée Sauvage Éditions: Grenoble, 1991.
CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. Para uma expansão do conceito de capacidades de linguagem. In: BUENO, L.; LOPES, M. A. P. T.; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. (org.). Gêneros textuais e formação inicial: homenagem à Malu Matencio. Campinas: Mercado de Letras, 2013. p. 357-383.
CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. L.; STUTZ, Lídia. Sequências didáticas: semelhanças e especificidades no contexto francófono como L1 no contexto brasileiro como LE. In: SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; ARAÚJO, Júlio Cesar; NICOLAIDES, Christine Siqueira; SILVA, Kleber Aparecido da. (org.). Linguística aplicada e sociedade. Ensino e aprendizagem de línguas no contexto brasileiro. Campinas: Pontes, 2011. p. 17-39.
DE PIETRO, Jean-François; SCHNEUWLY, Bernard. O modelo didático do gênero: um conceito de engenharia didática. In: NASCIMENTO, E. L. Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. Campinas: Pontes, 2014. p. 51-81.
DOLZ, Joaquim; GAGNON, Roxane; DECÂNDIO, Fabricio. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas. São Paulo: Mercado de Letras, 2009.
DOLZ, Joaquim; GAGNON, Roxane; CANELAS-TREVISI, Sandra. Cartes conceptuelles dês objets d’enseignement. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. (org.). Des objets enseignés en classe de français. Renes: Presses Universitaries Rennes, 2009, p. 65-74.
GOMES, Rosivaldo. Leitura de gêneros multissemióticos e multiletramentos em materiais didáticos impressos e digitais de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Márica Mendonça. 2017. 257 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017a. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/325318?mode=full. Acesso em: 12 abr. 2024.
GOMES, Rosivaldo. Materiais didáticos digitais e novos (multi)letramentos: caminhos para um webcurrículo. Projeto de pesquisa. Universidade Federal do Amapá. Departamento de Pesquisa, 2017b.
MACHADO, Anna Raquel; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Linguagem em (Dis)curso. Tubarão/SC, v.6, n.3, p. 547-573, set./dez. 2006. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/349. Acesso em: 22 set. 2020.
PONTARA, Claudia Lopes. Produção de sequência didática com base no gênero infográfico em língua inglesa: um olhar para o processo de transposição didática. ENTRETEXTOS (UEL). Londrina, v. 19, n. 1, p. 241-284, 2019. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/37044. Acesso em: 12 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2019v19n1p241
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Fórum Identidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.