ESPAÇO GEOGRÁFICO, URBANIZAÇÃO E INFORMAÇÃO NOS PAÍSES PERIFÉRICOS (GEOGRAPHICAL SPACE, URBANIZATION AND INFORMATION IN PERIPHERAL COUNTRIES)
Resumo
No livro O Espaço Dividido, publicado primeiramente em 1975, na França, Milton Santos atribui um papel central à informação, ao lado do consumo, na teoria que ele propõe para interpretar a urbanização nos países periféricos. Quando o autor menciona a informação está se referindo especialmente à publicidade. Esta, por um lado, é central na explicação sobre a origem dos dois circuitos da economia urbana e, por outro, na definição da dependência à qual o circuito inferior está sujeito. Com a globalização neoliberal dos anos 1980-90, processo que torna a variável informação cada vez mais indispensável às várias etapas dos processos produtivos hegemônicos, seria interessante nos perguntarmos sobre o status da informação e seu lugar na definição das relações entre os circuitos da economia urbana. Neste sentido, procuramos mostrar que as dinâmicas recentes da economia mundial vêm reforçando a importância da variável informação para compreendermos a subordinação do circuito inferior ao circuito superior da economia urbana.
PALAVRAS-CHAVE: urbanização; Informação; Circuitos da economia urbana.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.