Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

  • Os prazos para o recebimento de submissões serão publicados semestralmente, sendo que os arquivos submetidos, se enviados dentro do prazo e aceitos, serão publicados na edição correspondente. Quando enviados fora do prazo, somente poderão ser publicados na edição seguinte.

  • As submissões são sempre online através deste site, na opção “SOBRE” / “SUBMISSÕES ONLINE”.

  • Serão publicados, nesta revista, artigos, resenhas, traduções, revisões de literatura, cartas e dossiês inéditos — com exceção para trabalhos de autores convidados pela revista — se de acordo com estas diretrizes e com a legislação vigente, desde que tenham sido aprovados por parecer dos avaliadores da Comissão Editorial ou de um Consultor externo ad hoc.

  • A Revista O Manguezal publica trabalhos de filosofia elaborados por graduandos, graduados, mestrandos, mestres, doutorandos e doutores, sem distinções.
  • Serão publicados textos somente em língua portuguesa, cabendo ao autor a revisão linguística. Se necessário, o editor poderá solicitar nova revisão do texto.

Normas gerais para formatação e apresentação dos textos

Normas gerais de formatação

  1. Tipos de arquivo aceitos: DOC, RFT ou ODT;
  2. Formato de Papel: A4;
  3. Margens da Página superior e esquerda com 3 cm; inferior e direita com 2 cm;
  4. Tamanho 12 para o corpo do texto, 10 para citações destacadas e 10 para notas de rodapé;
  5. Fonte Times New Roman;
  6. Espaço entre linhas de 1,5 para o corpo do texto e simples para citação e notas;
  7. Recuo de parágrafo da margem esquerda de 1,25 cm para o corpo do texto e 4 cm para citações destacadas;
  8. Texto com alinhamento Justificado;

Normas de título, destaques e notas.

  1. Título em caixa alta, negrito e centralizado;
  2. Subtítulo em caixa baixa, negrito e centralizado;
  3. Título das subseções devem estar em caixa baixa, negrito, recuados à esquerda, separados do corpo do texto anterior por dois espaços entre linhas de 1,5. Não devem ser numerados;
  4. Uso de sublinhado apenas em endereços URL; Outros destaques somente em itálico;
  5. Notas explicativas devem aparecer no rodapé do texto, com tamanho 10, espaço entre linhas simples e ordenadas numericamente;


Normas de citação

  1. As citações diretas com até 3 linhas devem estar no corpo do texto “entre aspas”;

  2. As citações diretas com mais de 3 linhas devem se destacar do corpo do texto, em tamanho 10, espaço entre linhas simples, recuadas da margem esquerda em 4 cm, havendo entre ela e os textos anterior e posterior um espaçamento de 1,5;

  3. As referências para as citações diretas devem ser colocadas no corpo do texto, após a citação, no formato (SOBRENOME DO AUTOR, Ano, p.);

  4. As citações indiretas deverão sempre estar no corpo do texto, sem aspas, e suas referências devem estar, também, no corpo do texto, no formato Nome do Autor (Ano);


Normas de referência bibliográfica

  1. As referências bibliográficas devem aparecer no final do artigo, ordenadas em ordem alfabética.

  2. Havendo mais de uma referência por autor, devem seguir a ordem crescente do ano de publicação (primeiro as mais antigas, depois as mais recentes). No caso ainda de mais de uma obra do mesmo autor em mesmo ano, diferenciá-las por letras (ex.: 2013a, 2013b).

  3. Livro (e monografia): SOBRENOME DO AUTOR, Demais nomes abreviados. Título da obra em itálico: subtítulo também em itálico. Nome do tradutor (se houver). Edição. Local da edição: Editora, ano da publicação.

  4. Artigo ou capítulo de livro (se coletânea): SOBRENOME DO AUTOR, Demais nomes abreviados. “Título do artigo ou capítulo entre aspas”. Nome do tradutor (se houver). In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR OU EDITOR, Nome (abreviado). (Org. ou Ed.) Título da obra em itálico: subtítulo também em itálico. Edição. Local da edição: Editora, ano da publicação, páginas que o artigo ocupa na obra.

  5. Artigo em periódico: SOBRENOME DO AUTOR, Demais nomes abreviados. “Título do artigo ou capítulo entre aspas”. Nome do tradutor (se houver). Título do periódico em itálico. Local de publicação (quando houver), ano do periódico (quando houver), volume e número do periódico, páginas que o artigo ocupa no periódico, data ou período da publicação.

  6. Artigo ou resenha em periódicos eletrônicos: SOBRENOME DO AUTOR, Demais nomes abreviados. “Título do artigo ou capítulo entre aspas”. Nome do tradutor (se houver). Título do periódico em itálico, volume e número do periódico, data da publicação, páginas que o artigo ocupa no periódico (se houver). Disponível em [endereço eletrônico]: acessado em [Data de acesso].

  7. Teses, dissertações e outros trabalhos acadêmicos: SOBRENOME DO AUTOR, Demais nomes abreviados. Título em itálico: subtítulo também em itálico. Local. Número total de páginas. Grau acadêmico e área de estudos (Dissertação de mestrado ou Tese de doutorado em [...]). Instituição em que foi apresentada, Ano.

  8. Congressos e outros eventos: NOME DO EVENTO, numeração (se houver), ano de realização, local de realização. Título do documento (anais, atas, tópico temático etc.) Local da publicação: Editora, data da publicação.



Normas específicas para cada tipo de texto

  • Normas específicas para artigos e ensaios
  1. Os artigos ou ensaios devem ter no mínimo 8 e no máximo 25 páginas.

  2. Os artigos ou ensiaos devem contar com um resumo no máximo 250 palavras, escrito em português, além de uma relação de quatro ou cinco palavras-chave em português.

  3. Devem contem também um resumo em outra língua, nos mesmos moldes do em português. Línguas aceitas são inglês, espanhol, francês, italiano, ou alemão.

  4. O texto do artigo deverá ser precedido pelo título em português.  Após o título, deverá constar o nome do autor, alinhado à direita, e, em alínea do no rodapé da página, breve referência acadêmica ou profissional (titulação, curso em andamento, instituição, e eventualmente bolsa/órgão financiador), bem como endereço eletrônico para contato.

 

  • Normas específicas para traduções
  1. As traduções devem ter no máximo 25 páginas.

  2. O tradutor deve apresentar um resumo da tradução de no máximo 250 palavras, além de uma relação de quatro ou cinco palavras-chave.

  3. A tradução deve ser precedida pelo título do texto traduzido e, logo abaixo, do nome do autor original, centralizado. Abaixo deste deve constar o nome do tradutor, alinhado à direita, com o prefixo “Tradução de”, e, em alínea do no rodapé da página, breve referência acadêmica ou profissional (titulação, curso em andamento, instituição, e eventualmente bolsa/órgão financiador), bem como endereço eletrônico para contato.

  4. As traduções devem ser feitas para a língua portuguesas, e devem estar acompanhadas do original. As traduções devem ser de textos com conteúdos de interesse filosófico e da revista. Somente serão aceitas traduções das seguintes línguas: inglês, espanhol, francês, grego, latim, alemão.

  5. As traduções podem ser integrais ou parciais, de textos em domínio público (de acordo com a legislação) ou de textos com autorização, por escrito, do detentor dos direitos autorais. A responsabilidade de obtenção da autorização é do tradutor, e esta deverá ser enviada quando do envio da tradução.

 

  • Normas específicas para resenhas
  1. As resenhas devem ter entre 3 e 5 páginas.

  2. As resenhas devem contar, no título, as referências completas do texto resenhado (vide normas para referências). Abaixo das referências, deve constar o nome do resenhista alinhado à direita e, em alínea ao rodapé da página, breve referência acadêmica ou profissional (titulação, curso em andamento, instituição, e eventualmente bolsa/órgão financiador), bem como endereço eletrônico para contato.

  3. As traduções devem ser feitas para a língua portuguesas, e devem estar acompanhadas do original.

Declaração de Direito Autoral

1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre


Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

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    1. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).



Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado


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Política de Privacidade

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