O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
Os prazos para o recebimento de submissões serão publicados semestralmente, sendo que os arquivos submetidos, se enviados dentro do prazo e aceitos, serão publicados na edição correspondente. Quando enviados fora do prazo, somente poderão ser publicados na edição seguinte.
As submissões são sempre online através deste site, na opção “SOBRE” / “SUBMISSÕES ONLINE”.
Serão publicados, nesta revista, artigos, resenhas, traduções, revisões de literatura, cartas e dossiês inéditos — com exceção para trabalhos de autores convidados pela revista — se de acordo com estas diretrizes e com a legislação vigente, desde que tenham sido aprovados por parecer dos avaliadores da Comissão Editorial ou de um Consultor externo ad hoc.
Serão publicados textos somente em língua portuguesa, cabendo ao autor a revisão linguística. Se necessário, o editor poderá solicitar nova revisão do texto.
Normas gerais de formatação
Normas de título, destaques e notas.
Normas de citação
As citações diretas com até 3 linhas devem estar no corpo do texto “entre aspas”;
As citações diretas com mais de 3 linhas devem se destacar do corpo do texto, em tamanho 10, espaço entre linhas simples, recuadas da margem esquerda em 4 cm, havendo entre ela e os textos anterior e posterior um espaçamento de 1,5;
As referências para as citações diretas devem ser colocadas no corpo do texto, após a citação, no formato (SOBRENOME DO AUTOR, Ano, p.);
As citações indiretas deverão sempre estar no corpo do texto, sem aspas, e suas referências devem estar, também, no corpo do texto, no formato Nome do Autor (Ano);
Normas de referência bibliográfica
As referências bibliográficas devem aparecer no final do artigo, ordenadas em ordem alfabética.
Havendo mais de uma referência por autor, devem seguir a ordem crescente do ano de publicação (primeiro as mais antigas, depois as mais recentes). No caso ainda de mais de uma obra do mesmo autor em mesmo ano, diferenciá-las por letras (ex.: 2013a, 2013b).
Livro (e monografia): SOBRENOME DO AUTOR, Demais nomes abreviados. Título da obra em itálico: subtítulo também em itálico. Nome do tradutor (se houver). Edição. Local da edição: Editora, ano da publicação.
Artigo ou capítulo de livro (se coletânea): SOBRENOME DO AUTOR, Demais nomes abreviados. “Título do artigo ou capítulo entre aspas”. Nome do tradutor (se houver). In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR OU EDITOR, Nome (abreviado). (Org. ou Ed.) Título da obra em itálico: subtítulo também em itálico. Edição. Local da edição: Editora, ano da publicação, páginas que o artigo ocupa na obra.
Artigo em periódico: SOBRENOME DO AUTOR, Demais nomes abreviados. “Título do artigo ou capítulo entre aspas”. Nome do tradutor (se houver). Título do periódico em itálico. Local de publicação (quando houver), ano do periódico (quando houver), volume e número do periódico, páginas que o artigo ocupa no periódico, data ou período da publicação.
Artigo ou resenha em periódicos eletrônicos: SOBRENOME DO AUTOR, Demais nomes abreviados. “Título do artigo ou capítulo entre aspas”. Nome do tradutor (se houver). Título do periódico em itálico, volume e número do periódico, data da publicação, páginas que o artigo ocupa no periódico (se houver). Disponível em [endereço eletrônico]: acessado em [Data de acesso].
Teses, dissertações e outros trabalhos acadêmicos: SOBRENOME DO AUTOR, Demais nomes abreviados. Título em itálico: subtítulo também em itálico. Local. Número total de páginas. Grau acadêmico e área de estudos (Dissertação de mestrado ou Tese de doutorado em [...]). Instituição em que foi apresentada, Ano.
Congressos e outros eventos: NOME DO EVENTO, numeração (se houver), ano de realização, local de realização. Título do documento (anais, atas, tópico temático etc.) Local da publicação: Editora, data da publicação.
Normas específicas para cada tipo de texto
Os artigos ou ensaios devem ter no mínimo 8 e no máximo 25 páginas.
Os artigos ou ensiaos devem contar com um resumo no máximo 250 palavras, escrito em português, além de uma relação de quatro ou cinco palavras-chave em português.
Devem contem também um resumo em outra língua, nos mesmos moldes do em português. Línguas aceitas são inglês, espanhol, francês, italiano, ou alemão.
O texto do artigo deverá ser precedido pelo título em português. Após o título, deverá constar o nome do autor, alinhado à direita, e, em alínea do no rodapé da página, breve referência acadêmica ou profissional (titulação, curso em andamento, instituição, e eventualmente bolsa/órgão financiador), bem como endereço eletrônico para contato.
As traduções devem ter no máximo 25 páginas.
O tradutor deve apresentar um resumo da tradução de no máximo 250 palavras, além de uma relação de quatro ou cinco palavras-chave.
A tradução deve ser precedida pelo título do texto traduzido e, logo abaixo, do nome do autor original, centralizado. Abaixo deste deve constar o nome do tradutor, alinhado à direita, com o prefixo “Tradução de”, e, em alínea do no rodapé da página, breve referência acadêmica ou profissional (titulação, curso em andamento, instituição, e eventualmente bolsa/órgão financiador), bem como endereço eletrônico para contato.
As traduções devem ser feitas para a língua portuguesas, e devem estar acompanhadas do original. As traduções devem ser de textos com conteúdos de interesse filosófico e da revista. Somente serão aceitas traduções das seguintes línguas: inglês, espanhol, francês, grego, latim, alemão.
As traduções podem ser integrais ou parciais, de textos em domínio público (de acordo com a legislação) ou de textos com autorização, por escrito, do detentor dos direitos autorais. A responsabilidade de obtenção da autorização é do tradutor, e esta deverá ser enviada quando do envio da tradução.
As resenhas devem ter entre 3 e 5 páginas.
As resenhas devem contar, no título, as referências completas do texto resenhado (vide normas para referências). Abaixo das referências, deve constar o nome do resenhista alinhado à direita e, em alínea ao rodapé da página, breve referência acadêmica ou profissional (titulação, curso em andamento, instituição, e eventualmente bolsa/órgão financiador), bem como endereço eletrônico para contato.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.