v. 2 n. 19 (2024): CADERNO DE RESUMOS DO ENCONTRO NORDESTINO DE ENSINO DE FILOSOFIA

Publicado: 2024-07-22

O Encontro Nordestino de Ensino de Filosofia surgiu como desdobramento dos eventos que o Observatório do Ensino de Filosofia em Sergipe (OBSEFIS) têm feito ao longo dos últimos anos, especialmente o Encontro Sergipano Educação e Filosofia. A ampliação surgiu por entendermos a necessidade política e educacional do momento, notadamente marcado pelas mudanças ocorridas nos últimos anos na educação básica e pela ampliação e consolidação da área Ensino de Filosofia.


Editorial


Resumos

13-14

DISCUTINDO O RACISMO ESTRUTURAL NO ENSINO DE FILOSOFIA

Anerivania Mascarenhas, Oliveira Ludymila Sena

19-20

MÚSICA E FILOSOFIA: EXPERIENCIA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO

Camila Nathally Farias da Silva, John Ewerton Veríssimo da Silva Araújo, Luciele dos Santos Silva, Marcos Bruno Beltrão de Azevedo Cavalcanti Santana, Sheysella Pamêlla Cabral da Silva Santos, Flávia Roberta Benevenuto de Souza, Ismar Francisco Prado Torres

22-23

REIS EM CASA

Elisabeth Maria de Souza

27-28

A LÓGICA NO ENSINO MÉDIO

Felipe Roque dos Santos

31-32

DOS CLÁSSICOS DA FILOSOFIA AO COTIDIANO: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO

Gideão Alves Batista dos Santos, João Vitor Inácio da Silva, Lucas Pereira Lopes, Cleibson Américo, Flávia Roberta Benevenuto

35-36

A ESTÉTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA PRÁTICA DOCENTE

Ismar Francisco Prado Torres, Adson Junior Carvalho da Silva, Alyton Costa da Silva, Michell Berg Ferreira de Araújo Júnior, Flávia Roberta Benevenuto

37-38

AS VICISSITUDES DA APRENDIZAGEM DE FILOSOFIA NA REGIÃO DO NORDESTE

Marília da Conceição Penna Lima, Milena Silva de Jesus, Célia Maria Teófilo da Silva, Gabriel Santos Demétrio Gomes, Vanessa Duron Lattanzi

54-55

OS DESAFIOS QUE PERPASSAM AS DIFERENTES ABORDAGENS FILOSÓFICAS

Mirele Fonseca Santana, Giannina Martins Baroni, Robélia Bárbara Souza Silva, Saymon Stanley Silva de Oliveira

56-57

A CRIAÇÃO DO SER DOCENTE NA JORNADA FILOSÓFICA

Yasmin Edward Ribeiro, Vanessa Duron Lattanzi

58-59

FORÇA PROBATÓRIA DA EVIDÊNCIA

Alípio José Viana Pereira Neto

67-68

QUEM TEM MATADO A FILOSOFIA NO ATUAL CENÁRIO BRASILEIRO?

Amanda Moanna Santiago Ciríaco, Gabriela Ferreira dos Santos

71-72

ENSINO DE FILOSOFIA: CURRÍCULO REGULAR E O CURRÍCULO INTERCULTURAL INDÍGENA UM DIÁLOGO POSSÍVEL?

Eliane Maria do Nascimento Menezes, Eduardo Barbosa Vergolino, Roberto Ribeiro da Silva

89-90

103-104

122-123

FILOSOFIA E CINEMA: O USO DE FILMES NAS AULAS DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

Marco Antônio Conceição, Edna Maria Magalhães do Nascimento

139-140

ENSINO DE FILOSOFIA NO EJA: UMA PERSPECTIVA FOUCAULTIANA

Poliana Coelho dos Santos, Cristiano Dias da Silva

148-149

154-155


Ver Todas as Edições