Chamada volumes 41/42: Ensino de Literatura/Estudos de gênero
Dossiê: Ensino de Literatura: mediação literária no espaço escolar
Organizadores: Claudio Mello (PPGL/Unicentro-PR) e Maria de Fátima Cruz (Pós-Crítica-Uneb)
O primeiro dossiê Ensino de Literatura: mediação literária no espaço escolar está voltado para o debate sobre Ensino de Literatura por diferentes perspectivas de mediação. O textos podem abordar tanto perspectivas dos estudos da recepção como das teorias do texto que privilegiem o sujeito leitor. Além desse recorte recebemos também artigos relacionados às reflexões didáticas a partir de propostas de intervenção que explorem aspectos do letramento literário e das abordagens antirracistas, próprias da mediação social-identitária. Também serão aceitos trabalhos que abordem o ensino de literatura infanto-juvenil ou juvenil e suas peculiaridades no processo de mediação literária no espaço escolar.
Dossiê: Estudos de gênero/sexualidades na literatura
Organizadoras: Jocelaine Oliveira dos Santos (IFS) e Manuela Rodrigues Santos (IFS)
O segundo dossiê Estudos de gênero/sexualidades na literatura recebe propostas de textos relacionadas aos Estudos de Gênero/Sexualidades com destaque para o debate em torno das diferentes formas de violências e sexualidades contra mulheres, gays, lésbicas, homens e mulheres trans, representadas em textos literários e outras artes. Serão aceitos trabalhos referentes aos questionamentos dos preconceitos e exclusões das identidades não hegemônicas e que valorizam representações de resistência conforme as diferentes performances de gênero.
Estes volumes também selecionarão artigos para a Seção Livre recebidos nos últimos meses pela plataforma deste periódico.
Prazo final 30/08