Chamada volumes 41/42: Ensino de Literatura/Estudos de gênero

2024-08-24

Dossiê: Ensino de Literatura: mediação literária no espaço escolar

Organizadores: Claudio Mello (PPGL/Unicentro-PR) e Maria de Fátima Cruz (Pós-Crítica-Uneb)

O primeiro dossiê Ensino de Literatura: mediação literária no espaço escolar  está voltado para o debate sobre Ensino de Literatura por diferentes perspectivas de mediação. O textos  podem abordar tanto perspectivas dos estudos da recepção como das teorias do texto que privilegiem o sujeito leitor. Além desse recorte recebemos também artigos relacionados às reflexões didáticas a partir de propostas de intervenção que explorem aspectos do letramento literário e das abordagens antirracistas, próprias da mediação social-identitária. Também serão aceitos trabalhos que abordem o ensino de literatura infanto-juvenil ou juvenil e suas peculiaridades no processo de mediação literária no espaço escolar.

Dossiê: Estudos de gênero/sexualidades na literatura

Organizadoras: Jocelaine Oliveira dos Santos (IFS) e Manuela Rodrigues Santos (IFS)

O segundo dossiê Estudos de gênero/sexualidades na literatura recebe propostas de textos relacionadas aos Estudos de Gênero/Sexualidades com destaque para o debate em torno das diferentes formas de violências e sexualidades contra mulheres, gays, lésbicas, homens e mulheres trans, representadas em textos literários e outras artes. Serão aceitos trabalhos referentes aos questionamentos dos preconceitos e exclusões das identidades não hegemônicas e que valorizam representações de resistência conforme as diferentes performances de gênero.

Estes volumes também selecionarão artigos para a Seção Livre recebidos nos últimos meses pela plataforma deste periódico.

Prazo final 30/08