O MONSTRO MATERNO: REPRESENTAÇÃO DA FAMÍLIA NO CONTO HERANÇA DE ANTONIO CARLOS VIANA
Resumo
Ainda pouco conhecido pelos centros acadêmicos, o escritor sergipano Antonio Carlos Viana já publicou cinco coletâneas de contos: Brincar de manja (1974), Em pleno castigo (1981), O meio do mundo (1993), Aberto está o inferno (2004) e Cine Privê (2009). Publicado em 1993 na coletânea O meio do mundo, Herança problematiza a relação entre os componentes de um núcleo familiar diante da obesidade monstruosa da mãe do narrador. Na obra, o pai é uma figura sempre ausente, a mãe, um corpo monstruoso, e os filhos são “sementes imprestáveis” largadas no mundo. Articulando elementos do conto de horror e contribuições de teóricos como Jeha, Nazário, Carroll e Cohen, pensa-se o corpo monstruoso como representação do processo de degradação da estrutura patriarcal. O monstro materno questiona as fronteiras estabelecidas para mulher dentro da estrutura familiar através de uma postura resistente que nega os atributos de mãe, esposa e dona de casa.Downloads
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Como Citar
OLIVEIRA, Amael. O MONSTRO MATERNO: REPRESENTAÇÃO DA FAMÍLIA NO CONTO HERANÇA DE ANTONIO CARLOS VIANA. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 8, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1185. Acesso em: 5 nov. 2024.
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Artigos