AS PISTAS CONTEXTUAIS EXTERNAS DOS TEXTOS ESCOLARES

Autores

  • Denise Aparecida Moser

Resumo

À luz da taxonomia de aprender as palavras lexicais novas pelo contexto externo de Sternberg e Powell (1983), o presente artigo pretende apresentar como sua aplicação pode auxiliar estudantes de Ensino Fundamental a melhorar sua capacidade cognitiva no que tange à compreensão das leituras. Assim, a metodologia empregada foi a utilização do texto Pilhas Elétricas de Wagner e Brand, do livro Ciências: Química e Física, 8ª série em que foram selecionadas dez palavras lexicais tidas como desconhecidas. Esta seleção se baseou na frequência que ocorre nos corpus do Laboratório de Leitura e do Varsul da UFSC por meio do programa computacional Mconcordancer da Oxford University Press, desenvolvido por Mike Scott e Jim Johns. O resultado da análise mostrou que é possível aprimorar o vocabulário por intermédio das pistas contextuais externas, mas estas têm suas limitações.

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Publicado

2013-07-02

Como Citar

MOSER, Denise Aparecida. AS PISTAS CONTEXTUAIS EXTERNAS DOS TEXTOS ESCOLARES. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 12, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1227. Acesso em: 1 out. 2024.