ENTRE OS MUROS DA ESCOLA: EXÍLIO, MULTICULTURALISMO E ZONAS DE CONTATO
Resumo
O presente artigo se propõe a realizar uma análise do filme Entre os Muros da Escola (2008) tomando como foco três principais vieses teóricos: o multiculturalismo, o exílio e as zonas de contato. A sala multi-étnica do professor François, onde se passa boa parte da película, serve como micro-panorama de conflitos que se alastram pela França contemporânea conseqüente de uma globalização que pouco resolve o dilema colonizador/ colonizado. No entanto, faz-se necessário aqui a superação da bipolaridade para o entendimento dos múltiplos atritos surgidos dos contatos culturais plurais causados pelos jogos de linguagem em que os estudantes estão imersos.Downloads
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Como Citar
DAYRELL, João Guilherme. ENTRE OS MUROS DA ESCOLA: EXÍLIO, MULTICULTURALISMO E ZONAS DE CONTATO. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 11, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1281. Acesso em: 5 nov. 2024.