DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOB A ÓTICA DO SISTEMA DE AVALIATIVIDADE

Autores

  • Paulo Sérgio da Silva Santos

Resumo

É crescente a procura das pessoas por informações sobre os avanços científicos e tecnológicos. Essa procura crescente alavancou o setor de revistas de divulgação científica no Brasil. As revistas de DC brasileiras estão ocupando um lugar de “alfabetização científica”, e atingem milhões de leitores todos os meses. Contudo, ainda não identificamos uma discussão reflexiva sobre essa prática quando consideradas, especificamente, a identificação e as análises social e discursiva dos erros publicados nas matérias. Assim, este artigo tem o propósito de refletir sobre o tratamento dado aos textos componentes das erratas publicadas pela revista SuperInteressante, além do impacto desse tratamento na qualidade da informação veiculada. Na metodologia, seguimos a orientação qualitativo-interpretativa. Coletamos o corpus a partir das erratas veiculadas nas edições de abril e outubro entre os anos de 1988 e 2011 da SuperInteressante. A reflexão crítica tomou por base teórica a Análise Crítica do Discurso. Procuramos estabelecer um diálogo entre a versão de ACD desenvolvida por Fairclough (1999, 2001, 2003), a abordagem dialético-relacional, e outras disciplinas como a Divulgação Científica, Comunicação Social e a Gramática Sistêmico-Funcional através do Sistema de Avaliatividade desenvolvido por Martin & White (2004). Os nossos objetivos são, primeiro, discutir como as escolhas discursivas dos editores podem interferir na qualidade da informação publicada. E segundo, observar a gravidade dos erros veiculados. Os resultados demonstram que a SuperInteressante busca o tempo todo proteger a própria face em primeiro lugar, mesmo que isso custe a perda da veracidade da informação publicada. Os editores buscam sempre o caminho da proteção do ‘prestígio social’ do veículo através da minimização da gravidade do conteúdo da errata através de construções gramaticais específicas, mesmo quando essas construções expõe a face dos leitores. Ficou comprovado, através de erros de todos os níveis de comprometimento, que os interesses da revista passam ao largo dos interesses dos leitores que, por sua vez, não detém o instrumental necessário para comprovação daquilo que consomem. Dessa forma, pensamos que o presente estudo traz uma contribuição importante para o debate acerca da divulgação e do consumo de informações científicas no Brasil.

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Como Citar

SANTOS, Paulo Sérgio da Silva. DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOB A ÓTICA DO SISTEMA DE AVALIATIVIDADE. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 17, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1324. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Estudos Linguísticos