TWITTER E RELAÇÕES DE PODER: UM ESTUDO SOBRE TEXTOS NAS CONTAS DA UFS, DA UFRJ E DA USP
Resumo
Apresento, neste artigo, proposta de observar relações de poder que perpassam os microblogs a partir da constituição de discursos de instituições de ensino superior para assim compreender como estruturas sociais e estruturas discursivas se relacionam na produção de um discurso que dita a premência por visibilidade e por liberdade de expressão irrestrita. Tomo como objeto de trabalho as páginas iniciais do Twitter da Universidade Federal de Sergipe (UFS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade de São Paulo (USP). Parto da observação simples aliada a conceitos da Análise Crítica do Discurso (ACD) na visão sociocognitiva defendida por van Dijk (1995, 2008 entre outros) a fim de interpretar corpus composto por 36 postagens. Os resultados confirmam a hipótese de que a comunicação mediada por computador, desenvolvida no Twitter, é composta por estruturas discursivas responsáveis pela automatização de um discurso que prega a visibilidade e a liberdade de expressão incontestes. Tal discurso contribui para a naturalização de procedimentos que alimentam relações de poder verticalizadas.